Close Menu
Portal Diário do RN
    Últimos Posts
    São João 2025

    Operação garantiu São João de Natal 2025 sem ocorrências graves

    Cidades
    SAÚDE

    Vacinação contra o HPV para imunizar 90% dos adolescentes

    Cidades
    Gestão Pública

    Alan Silveira assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN

    Cidades
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    Últimas
    • Operação garantiu São João de Natal 2025 sem ocorrências graves
    • Vacinação contra o HPV para imunizar 90% dos adolescentes
    • Alan Silveira assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN
    • Mostra de Cinema de Gostoso abre inscrições para sua 12ª edição
    • Promessa de novo edital não alivia prejuízo no Mercado da Redinha
    • Enem 2025: termina nesta quarta (2) o prazo para pedir recurso de atendimento especial
    • Crea-RN define regras para instalações de recarga de VEs
    • Real Madrid x Juventus: onde assistir e escalação dos times
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Diário do RNPortal Diário do RN
    Edição Impressa
    • Página Inicial
    • Política
    • Esportes
    • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Portal Diário do RN
    Acusação

    Advogado acusa OAB de ilegalidade: “Expõe a honra da advocacia do RN”

    Profissional critica investigação que teria sido feita contra cerca de 100 advogados do Estado de forma irregular pela OAB
    16/04/2024, 05:00 Cidades
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email
    Conselheiro federal, Sidilon Maia aponta ilegalidades que estariam sendo cometidas com aval da OAB/RN - Foto: Reprodução

    Por Carol Ribeiro

    Um parecer assinado pelo advogado Rodrigo Cavalcante, presidente da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil (Cofep-OAB), expõe procedimentos administrativos realizados pela mesma Comissão e pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB sobre a notificação de advogados criminalistas que estariam agindo para captação ilícita de clientes. Segundo o documento, a fiscalização e investigação dos advogados foi realizada de maneira ilegal: “os procedimentos ferem os princípios da legalidade e da anterioridade de modo a tornar o procedimento nulo e carecedor de elementos para sua legitimidade”, conclui. O assunto foi vazado para a imprensa.

    O conselheiro federal da OAB, Sidilon Maia, aponta que o Estatuto da OAB dá ao advogado a liberdade de entrar no presídio para encontrar o cliente e, portanto, o procedimento de investigação da OAB é ilegal.

    “Como é que Kennedy toma uma atitude contra cem profissionais de instauração de procedimento investigatório e de processo ético, disciplinar, quando o próprio Estatuto da OAB diz que nesse caso não há irregularidade nenhuma. Ele tem que explicar isso. Como é que o próprio Kennedy, ou outra pessoa da equipe dele, passa informações dessas investigações para um blogueiro. Coisa que nem mesmo para os colegas da OAB ou o site institucional elas não podem ser divulgadas. Você tem aí duas ilegalidades aí que expõem a honra da advocacia do RN, que atrapalham o trabalho da advocacia”, diz o advogado ao Diário do RN, se referindo ao então presidente da Comissão de Investigação, o colega Kennedy Diógenes.

    De acordo com o conselheiro, em fevereiro do ano passado, ele e outros advogados alertaram o presidente da OAB RN, Aldo Medeiros, de que esse procedimento era ilegal, mas “ele ficou levando em banho maria”. “Até agora a OAB não convocou, tem 60 dias que essa convocação está para ser feita e não foi”, diz.

    Segundo ele, cerca de 100 advogados foram convocados para prestar esclarecimentos, sob pena do profissional ser processado no Tribunal de ética da Ordem. O conselheiro pediu à presidência da OAB RN convocação do responsável para explicar o caso.

    “O estatuto da OAB, que é lei federal, diz que o advogado tem liberdade de entrar no presídio para visitar seu cliente. No ano passado, foi constituída uma comissão de fiscalização do então presidente, Kennedy Diógenes que começaram a exigir que os advogados que tivessem feito visita a preso – eles pegaram uma lista dos presídios e saíram notificando todos os advogados para eles justificar por que visitaram os presos. Isso não pode, a lei não determina isso”.

    O parecer divulgado utiliza como justificativa para a anulação do processo o fato da comissão, mesmo criada no âmbito federal anteriormente, só foi devidamente regulamentada em dezembro do ano passado e, portanto, o procedimento iniciado antes da publicação da Resolução que regulamenta a atuação da COFEP no âmbito estadual “fere os princípios da legalidade e da anterioridade”.

    Sidilon observa o fato à reportagem: “o Conselho Federal da OAB não revoga a lei que regulamenta a OAB. O que o parecer diz é que a Comissão não tinha poderes, justamente porque ela não tinha sido regulamentada no Rio Grande do Norte”.

    OAB nega ilegalidade em investigação: “criação maliciosa da oposição”

    O presidente da OAB RN, Aldo Medeiros, admite ao Diário do RN que investigou advogados, mas nega qualquer ilegalidade na investigação. “Isso tudo é criação maliciosa de pessoas que estão fazendo oposição a atual gestão e estão querendo criar um problema processual, numa captação ilícita de clientela querendo dizer que isso tem ligação com algum tipo de coisa criminosa, que não é. É mera maldade isso”, afirma.

    Segundo o advogado Kennedy Diógenes, que foi presidente da Cofep OAB entre 2020 e 2023, e conduziu as investigações no ano passado, no total, de 58 profissionais, 23 foram representados pelo procedimento da Comissão. “O que a OAB fez e faz foi tentar tirar de circulação o mal advogado, aquele que usa de prerrogativa para cometer ilícitos. Se isso é errado, então não sei o que é mais certo ou errado”, defende ele sobre o trabalho.

    Aldo Medeiros, diz que as investigações aconteceram “porque havia muita denúncia de captação ilícita de clientela nos presídios” e que é “dever da Comissão acompanhar o exercício da advocacia dentro das normas e resolveu convocar os advogados para justificar aqueles que tinham mais de 30 visitas por mês a cada presídio”.

    Kennedy ainda explica que as investigações atenderam aos critérios de legalidade. “O fato é que o atual presidente da Fiscalização deu um parecer sugerindo a anulação dos processos abertos pela presidência anterior, baseando-se na inexistência de regularização. Ocorre que todos os procedimentos abertos seguiram as Resoluções 09/2016 e 205/2021, do Conselho Federal da OAB, garantindo a ampla defesa e contraditório para todos os inscritos nos quadros da Seccional. O parecer, para ter validade, deverá ser homologado em Sessão do Conselho Seccional da OAB/RN, o que deverá ser colocado em pauta em breve pelo Presidente Aldo Medeiros”.

    Em nota oficial divulgada pela entidade, a OAB afirma que “Não aceitará ataques irresponsáveis que falseando a verdade, visam unicamente, pregar a desunião e espalhar desinformação. Seguiremos em esforço constante pelo respeito à OAB, ao lado da advocacia e da verdade”.

    O presidente da Ordem informa ainda que a Conselho deve analisar o parecer em cerca de um mês. “Isso tudo é do nada, é eleição da OAB antecipada por uma ou duas pessoas”, complementa.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email

    Leia mais

    São João 2025

    Operação garantiu São João de Natal 2025 sem ocorrências graves

    SAÚDE

    Vacinação contra o HPV para imunizar 90% dos adolescentes

    Gestão Pública

    Alan Silveira assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN

    CINEMA POTIGUAR

    Mostra de Cinema de Gostoso abre inscrições para sua 12ª edição

    ZONA NORTE DE NATAL

    Promessa de novo edital não alivia prejuízo no Mercado da Redinha

    SEGURANÇA

    Crea-RN define regras para instalações de recarga de VEs

    Últimos Posts
    São João 2025

    Operação garantiu São João de Natal 2025 sem ocorrências graves

    Cidades
    SAÚDE

    Vacinação contra o HPV para imunizar 90% dos adolescentes

    Cidades
    Gestão Pública

    Alan Silveira assume Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN

    Cidades
    CINEMA POTIGUAR

    Mostra de Cinema de Gostoso abre inscrições para sua 12ª edição

    Cidades
    ZONA NORTE DE NATAL

    Promessa de novo edital não alivia prejuízo no Mercado da Redinha

    Cidades
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    © 2025 Jornal Diario do RN. Designed by DiarioDoRN.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Receba nossas notícias via Whatsapp