A UFRN E SEU PAPEL NODESENVOLVIMENTO DO ESTADO
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi criada há 65 anos e no passar desses anos vem crescendo no conceito de todos os potiguares devido também ao seu ensino de excelência através de seu corpo docente, hoje formado por quase 1.700 professores que a cada dia se especializam para acompanhar o ritmo da instituição.
A UFRN tem a sua estrutura de pesquisas em várias áreas e que contribuem com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, mesmo sabendo-se que a instituição não se mostra completamente aberta para a sociedade, como deveria.
Através de seus pesquisadores dedicados, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte deveria estar mais aberta para a sociedade, divulgar mais as suas ações e fazer com que todo o seu potencial não ficasse restrito a uma casta que ocasionalmente divide seus resultados com uma diminuta parcela da população.
Certa vez, por pura ocasião, isso há cerca de uns 6 anos, se teve o conhecimento de que o LAIS/UFRN estava se aprofundando em pesquisas sobre a possibilidade de o nosso sal marinho conter percentual de lítio, o que, certamente, ocasionaria uma revolução industrial no Rio Grande do Norte. Infelizmente, depois da crise em que a cúpula daquele departamento esteve envolvida, até hoje não se sabe qualquer resultado dessas pesquisas.
Igualmente ao que aconteceu com o LAIS em torno das pesquisas em busca do lítio no nosso sal marinho – até hoje uma incógnita – certamente outros setores da UFRN também se debruçam sobre outras pesquisas que continuam desconhecidas para grande parte da sociedade. E isso não deveria estar acontecendo pois, finalmente, todos esses estudos são financiados com o dinheiro público.
PARTIDO VERDE
Membros do Partido Verde (PV) já não estão falando a mesma linguagem quando se trata da sintonia com o Partido dos Trabalhadores (PT). A “trairagem” cometida pelo PT contra o PV (embora sejam da mesma Federação) no caso da indicação do sociólogo Rivaldo Fernandes, afetou o nível de confiança entre as siglas. Enquanto isso, internamente, a deputada estadual Eudiane Macedo não anda nada satisfeita com o presidente estadual da sigla, vereador Milkley Leite.
DESAGREGADOR
Ao que está se entendendo, o presidente do Partido Verde, vereador Milkley Leite, contrariamente ao sociólogo Rivaldo Fernandes, tem se mostrado desagregador. Foi ele que, na campanha para eleger a governadora Fátima Bezerra para o seu segundo mandato, viu com desconfiança explícita a composição com o MDB do atual vice-governador Walter Alves.
E SE…
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann ocupou generosos espaços de veículos de informação para pedir o fechamento da Justiça Eleitoral, considerado apenas um ato democrático, um direito de cidadã. Tudo bem, mas se fosse o senador Rogério Marinho que ocupasse a tribuna do Senado e pedisse o fechamento da Justiça Eleitoral, como estaria sendo julgado?
JOVENS
O deputado estadual Francisco do PT promoveu na manhã de ontem, 25/09, na Assembleia Legislativa, audiência pública para celebrar os 13 anos do Movimento Empresa Junior. “Estamos usando essa tribuna para dar vez à nossa juventude. A importância da educação empreendedora como qualificação profissional dos estudantes está nesse Movimento Empresa Júnior”, disse o deputado petista que também destacou a presença do MEJ em nove cidades do RN, inclusive Natal.
FECOMERCIO
O Instituto Fecomercio/RN prevê, que entre os meses de outubro a dezembro, sejam geradas até 7 mil novas vagas de emprego no RN. Os setores do Comércio e de Serviços, ambos vinculados à Fecomercio, devem gerar respectivamente 3 mil empregos e 4 mil novas vagas de trabalho. O presidente Marcelo Queiroz fala com entusiasmo da real possibilidade da criação desses novos 7 mil postos para trabalhadores ligados ao comércio e a área de serviços.
DUPLA
O vice-governador Walter Alves e o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza fazem uma dupla atuante na política do estado e estão em perfeita sintonia, um valorizando sempre a atuação do outro e ambos estão buscando cada vez mais filiação de prefeitos em suas respectivas legendas que são o MDB e o PSDB. No MDB do ex-senador Garibaldi Filho e do vice-governador Walter Alves o número de prefeitos tem crescido bem nos últimos dias com as filiações de Reno Marinho de São Rafael, da prefeita de Japi, Simone Silva, além dos gestores dos municípios de Monte Alegre, Equador, Vila Flor. Lajes e São Bento do Norte.