CANDIDATURA
Deputado Hermano Morais, em entrevista ontem no 12 em Ponto, da 98 FM, sugeriu que o vice-governador Walter Alves pode ainda decidir pela candidatura à reeleição no pleito de 2026.
DECISÃO
Em contato com este ao cair da tarde de ontem, o filho de Garibaldi afirmou que fica feliz pela lembrança de um ‘companheiro como Hermano’, que deverá voltar aos quadros do MDB. Walter Alves disse que sua decisão de não ser candidato em 2026, “já está tomada”.
FOCO
Durante lançamento do São João em Natal, o prefeito Paulinho Freire foi questionado sobre política. O marido de Nina disse que está focado na gestão e que política é somente no ano que vem.
DELICADA
Na realidade, por não ser candidato no pleito do próximo ano, Paulinho precisa realmente focar suas atenções na gestão da capital. Outro ponto delicado é que o prefeito pode ficar em situação desconfortável para responder se ficaria hoje com Allyson Bezerra, que é de seu partido; ou com Rogério Marinho, seu aliado de primeira hora.
PREVIDÊNCIA
Por falar em Rogério Marinho, o senador potiguar foi secretário especial da Previdência durante do governo Jair Bolsonaro. O escândalo da fraude do INSS ocorreu na gestão Bolsonaro e chegou em Lula. O que o filho de Valério teria a dizer sobre a roubalheira no INSS?
INVESTIGAÇÃO
Bom saber que todo esse escândalo da roubalheira do INSS que está abalando a política brasileira, nasceu de uma matéria investigativa do jornalista Luís Vassalo, que foi escalado pelo diretor do Metrópoles em São Paulo, Fábio Leite.
DENÚNCIA
A partir de uma denúncia aparentemente despretensiosa, os jornalistas do portal Metrópoles deram andamento a uma investigação minuciosa e consistente, que resultou em uma megaoperação da Polícia Federal e a descoberta de um dos maiores escândalos de corrupção e fraude do Brasil.
NORMALIDADE
Bom saber também que os jornalistas que descobriram a fraude e o portão que divulgou todo o esquema, não são chamados de quadrupedes ou perseguidores de governo. Na realidade, não houve uma voz sequer para atacar os profissionais; somente para parabenizar pelo trabalho. Voltamos à normalidade democrática.
CONVITE
Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, esteve ontem na Assembleia para convidar seus ex-colegas deputados para o Mossoró Cidade Junina. Gesto cordial que vem se repetindo.
REALIDADE
Sherloquinho soube que há uma equipe coletando dados e informações sobre a realidade de Mossoró no momento. O material, que deverá ser usado mais adiante, revela uma cidade que o Estado desconhece.
PROBLEMAS
O material coletado mostra que Mossoró não seria o mar de rosas mostrado pelo prefeito em suas redes sociais. A Mossoró que Allyson não mostra poderá criar dificuldades para o possível candidato a governador quando deixar o cargo de prefeito.
SILÊNCIO
A governadora Fátima Bezerra faz esforço para melhorar a imagem da gestão percebida pela população. Falta respaldo político para amparar a melhoria administrativa. O grupo é grande, mas atua silenciosamente.
COMUNICAÇÃO
Fato é que a comunicação do governo melhorou, associada ao trabalho bem feito na publicidade. Usar dados, fatos e números constrói consistente discurso de defesa do governo para ser usado por aliados e eleitores.