A oficina integra o projeto “Kurta na Kombi: formação, circulação e exibição”, que visa democratizar o acesso à cultura e proporcionar experiências enriquecedoras para a comunidade, com momentos de aprendizado e entretenimento. O projeto Kurta na Kombi encerra hoje no bairro de Cidade da Esperança a oficina gratuita de iniciação ao cineclubismo. A atividade tem sido realizada na Escola Municipal Celestino Pimentel, sempre às 19h. “Circular por bairros periféricos de Natal com o coletivo Kurta na Kombi tem sido uma experiência transformadora. Ver o brilho nos olhos de pessoas de diferentes idades, de crianças a idosos com mais de 60 anos, ao descobrirem novas formas de se relacionar com imagens e suas comunidades por meio de processos de criação coletiva, é algo que me enche de esperança.
A formação cineclubista vai além do aprendizado técnico; ela é uma janela para o mundo e um espelho da realidade local. Acredito que essa ação formativa fortalece a ideia de um ‘cinema do possível’, rompendo barreiras hegemônicas que muitos preferem evitar. O cineclubismo, para mim, é um espaço real de acesso à cultura, onde se garante voz a quem muitas vezes é silenciado”, afirma Carolinne Vieira, oficineira convidada.
A oficina ‘Iniciação ao Cineclubismo em Sala de Aula’ é direcionada especialmente para estudantes, professores e gestores da rede pública de ensino de forma gratuita. Os participantes recebem um kit personalizado e têm acesso a conteúdos teórico-práticos sobre cineclubismo, capacitando-os a produzir suas próprias exibições de filmes e debates no ambiente escolar.
Após a conclusão dessa etapa, mostras de cinema ocuparão espaços públicos, exibindo curtas-metragens produzidos por realizadores audiovisuais do estado do Rio Grande do Norte. Toda a programação pode ser acompanhada através do perfil no Instagram @kurtanakombi.
O projeto “Kurta na Kombi: formação, circulação e exibição” conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e apoio da Prefeitura Municipal do Natal. A produção é do Coletivo Kurta na Kombi, e a realização via Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Kurta na Kombi
O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante, criado em 2019 na cidade do Natal/RN, que realiza continuamente iniciativas culturais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro e potiguar por meio de atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.Escola Municipal Prof. Ulisses de Góis, em Nova Descoberta.
Ao longo de seus quatro anos de existência, o coletivo realizou 126 sessões de cinema, percorrendo 24 bairros de Natal, 25 cidades e cinco estados brasileiros, exibindo 380 curtas-metragens potiguares e atendendo cerca de 14.000 pessoas. A trajetória e a relevância cultural do Kurta na Kombi foram reconhecidas em 2023, quando o coletivo recebeu o certificado como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva.