QUADRO
A nova pesquisa DataVero/98 FM revela que o quadro eleitoral na capital do Estado permanece inalterado, mesmo com praticamente duas semanas de campanha de rua.
NÚMEROS
O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo, continua na liderança e sua pequena oscilação ocorre dentro da margem de erro. O filho de Agnelo crava, em números redondos, 40 pontos percentuais, praticamente o dobro do segundo colocado, deputado Paulinho Freire, que vem com 20.
AVALIAÇÃO
Quem também praticamente não oscilou foi a deputada Natália Bonavides, que manteve os 13 pontos. Já o ex-deputado Rafael Motta sofre uma queda expressiva. Sai de 5,8% para 3,5%.
DECISÃO
Por conta da queda de Rafael Motta e da ausência da pontuação de Heró Bezerra, o candidato Carlos Eduardo ganharia a eleição em primeiro turno se o pleito fosse realizado hoje, de acordo com os números coletados segunda e terça em Natal.
INFLUÊNCIA
Numa eleição em dois turnos, cada percentual, por menor que seja, é significativo e pode definir se o pleito será definido logo no dia 6 de outubro ou se ficará para uma segunda disputa.
FUTURO
Justamente por isso é que a possibilidade de um segundo turno é perfeitamente aceitável. Afinal, caso não haja uma disparada de Carlos Eduardo, é inevitável o crescimento de Paulinho Freire e Natália Bonavides, o que levaria a disputa final para o dia 27 de outubro.
MUDANÇA
Lembrando que a campanha não motivou o eleitorado a ponto de provocar mudança significativa, o que é positivo para Carlos Eduardo. A mudança que poderá ter implicações expressivas no resultado poderá ocorrer a partir do início do horário eleitoral no rádio e na TV, que começa amanhã.
GESTÕES
O prefeito Álvaro Dias tem motivos para comemorar a pesquisa DataVero 98 FM, justamente pelo fato de que sua aprovação subiu e caiu a desaprovação. E isso ocorre num momento importante da campanha eleitoral.
FORÇA
A pesquisa mostra que boa parte do eleitorado que aprova a gestão de Álvaro vota em Carlos Eduardo. A missão de Paulinho Freire é justamente convencer o eleitor que aprova Álvaro a mudar de voto e apoiar Paulinho. É missão do prefeito provocar essa migração.
BUSCA
No caso de Natália Bonavides, parte significativa do eleitorado que aprova Lula da Silva, vota em Carlos Eduardo. É missão do marido de Janja, convencer seus apoiadores a apoiar Natália. Mesma situação dos eleitores que aprovam a governadora Fátima Bezerra.
DESLIZE
Sempre é bom lembrar que esse quadro é o de hoje. Tudo pode mudar. Afinal, é o retrato do momento e poderá sofrer alterações quando começar o horário eleitoral. Um deslize, um escândalo revelado, um discurso equivocado… tudo pode ter seu peso para arranjar voto para um e tirar votos do outro.
PARNAMIRIM
Mudança expressiva no quadro eleitoral da cidade de Parnamirim a partir da decisão judicial de deferimento da candidatura de Salatiel de Souza. O registro sepulta o único discurso negativo que a oposição usava contra Salatiel, que agora tem tudo para crescer com rapidez no eleitorado de Parnamirim.