Com a posse dos integrantes do primeiro escalão do segundo mandato de Fátima Bezerra (PT), tem início oficialmente a nova gestão da petista, que deve disputar uma das duas cadeiras que estarão vagas no Senado Federal daqui a menos de quatro anos. Com um governo renovado, novos e importantes aliados políticos e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ao seu lado, a governadora trabalhará com maior folga que em seu primeiro mandato, quando recebeu o Estado com uma dívida bilionária com os servidores públicos. Agora, sua referência para comparações será sua primeira gestão e não mais a anterior a esta, comandada pelo ex-governador Robinson Faria (PL).
Com os olhos voltados para as eleições gerais de 2026, mais especificamente para abril do referido ano, quando terão início as movimentações consistentes para a corrida eleitoral, Fátima Bezerra definiu a composição de seu secretariado de forma a agradar a todos os gostos. Para isso, reconduziu auxiliares em pastas estratégicas, ou seja, na Casa Civil (Raimundo Alves), Planejamento e Finanças (Aldemir Freire), Tributação (Carlos Eduardo Xavier), Comunicação (Daniel Cabral), Infraestrutura (Gustavo Coelho), Desenvolvimento Econômico (Jaime Calado) e na Segurança Pública (Francisco Araújo).
Continuam no mesmo cargo, neste segundo mandato de Fátima, os responsáveis pela Polícia Militar (Coronel Alarico Pessoa), Corpo de Bombeiros (Coronel Luiz Monteiro) e Polícia Civil (Ana Cláudia Saraiva). Também os secretários da Agricultura, Pecuária e Pesca (Guilherme Saldanha), Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Alexandre Lima), Turismo (Ana Maria Costa), Trabalho, Habitação e Assistência Social (Íris Oliveira).
As pastas que terão seus comandos renovados são a de Gestão e Projetos Especiais (Virgínia Ferreira, ex-Administração e Recursos Humanos), Administração (Pedro Lopes Neto, ex-Controladoria Geral do RN), Administração Penitenciária (Helton Xavier, ex-Plano e Política Estadual de Segurança Pública) e Recursos Hídricos (Paulo Varela) e a de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Olga Aguiar). Além da Controladoria Geral do Estado (Luciana Daltro), Procuradoria Geral do RN (Antenor Roberto, vice-governador no primeiro mandato).
SAÚDE E EDUCAÇÃO
As secretarias estaduais de Educação e Saúde Pública, de maior visibilidade por seus históricos problemáticos, foram uma das últimas a terem seus comandantes anunciados. A primeira será comandada por Maria do Socorro Batista, professora aposentada pela Universidade Estadual do RN (UERN) com experiência em Política Educacional, Políticas e Gestão da educação Ambiental e Ensino e Formação Docente.
Entre os desafios a serem enfrentados na área, estão: ampliar o acesso e garantir a permanência dos estudantes, reduzir a taxa de evasão escolar e o gargalo da desigualdade que foi explicitada pela pandemia no que diz respeito ao direito à educação, além do IDEB do ensino médio é o mais baixo entre os estados brasileiros, nota 2,8.
Já a Saúde, que amargou várias denúncias de irregularidades e uma CPI durante a pandemia da Covid-19, continuará sendo comandada pelo secretário Cipriano Maia. Professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do RN, ele tem enfrentado diversos e graves problemas na gestão da pasta, a exemplo dos constantes problemas e denúncias de superlotação e falta de atendimento no maior pronto-socorro do Estado, o Hospital Walfredo Gurgel, péssimas condições de funcionamento nos hospitais regionais e, atualmente, a greve de anestesiologistas, que completará um mês sem entendimento entre a pasta e a cooperativa da categoria.
Em ambos os casos, a governadora Fátima Bezerra tem muitos entraves e pendências a resolver e, em seu segundo mandato, não terá mais como fazer comparações das metas alcançadas com a gestão de seu antecessor, Robinson Faria, que conseguiu uma das oito vagas na Câmara dos Deputados nas eleições de 2022.
POSSE DO SECRETARIADO
Todo os secretários que comporão a gestão 2023-2026 do segundo mandato da governadora Fátima Bezerra serão empossados nesta quinta-feira (12), no Centro de Convenções de Natal, no Salão Nísia Floresta, a partir das 15h.