Um grupo de manifestantes realizaram na manhã desta sexta-feira (17), um protesto contra o aumento na tarifa das passagens no transporte público de Natal. A movimentação fechou um trecho da BR-101, no sentido Parnamirim/Natal, próximo ao shopping Via Direta. O ato gerou congestionamentos na rodovia e em vias adjacentes, além de atraso em linhas de ônibus.
O grupo entoava cantos de protestos e faixas, para chamar atenção de quem passava pelo local. Ana Beatriz, diretora de Movimentos Sociais pela União Estadual dos Estudante, destacou a luta da classe para que o aumento seja revogado: “Se esse aumento não for revogado, se essa tarifa não baixar, se a gente não conquistar o passe livre estudantil, uma empresa que seja de fato pública de transporte, a gente não vai parar. Porque essa ação que não é criminosa, criminoso para o nosso povo, é aumentar essa tarifa, criminoso para o nosso povo, é ter empresários que se pegam ao transporte, estarem comandando um transporte que não é público, é coletivo, mas não é público”.
A estudante Camila, participante do Coletivo Juntos, definiu a situação como sendo uma prática abusiva. “Essa tarifa é extremamente abusiva, pois não temos um serviço de qualidade, são frotas sucateadas, não temos ônibus suficientes. Então precisamos chamar atenção da sociedade, não podemos aceitar. Precisamos dessa revogação do aumento e do ‘Passe Livre Já’, que priorizem a sociedade e não só o grupo de empresários”.
Com todas as faixas interditadas e com a queima de pneus, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado para apagar as chamas e iniciar a retirada do material da via. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), chegou logo depois e iniciou o processo de negociação com os manifestantes e conseguiram liberar a via principal. Por volta das 8h30, a via marginal ao lado do shopping Via Direta também foi liberada.