Por Adelmo Freire
Vou aproveitar esse momento de reta final da campanha eleitoral e abordar algo que está evidente, o chamado conflito de ideias. Então, como saber lidar com isso sem prejudicar as nossas relações interpessoais através da comunicação?
Entendemos que a comunicação trata de fazer com que as pessoas fiquem juntas, mas isso não garante que haverá acordo entre elas. Certo grau de conflito é inevitável e a boa comunicação é o que faz a diferença entre uma troca de ideias saudável e um confronto aberto.
Encare o desafio
A comunicação é um processo de duas mãos, por isso, nem sempre vai ouvir o que quer. Isso não é, necessariamente, ruim, desde que você consiga administrar a linha tênue que separa os conflitos saudáveis dos que não o são.
Seja positivo
Por si só, o conflito nem é bom ou ruim. É a maneira pela qual reagimos que decide se ele é ou não uma influência saudável.
Tolerar um conflito pode ser muito mais positivo do que trabalhar em um ambiente que ninguém se incomoda o suficiente para que o conflito sequer ocorra. Bem administrado, o conflito pode ser produtivo, aproximar as pessoas e pode contribuir para uma melhor compreensão dos pontos de vista e da profundidade dos sentimentos. Mal administrado, porém, o mesmo conflito pode levar a hostilidade, ressentimento, afastamento e ruptura da comunicação.
Mantenha o controle
Uma das maneiras de lidar com o conflito é organizar um debate entre os envolvidos. Um debate estruturado formal não precisa ser excessivamente formal, mas é preciso ter certeza de que não se transforme numa troca de insultos. Tente controlá-lo com cartões como juízes de futebol. Cada participante recebe um cartão e, se uma pessoa estiver sendo muito negativa ou irrelevante, então qualquer pessoa do grupo pode mostrar-lhe um cartão amarelo, como advertência. Depois de um certo número dessas advertências, a pessoa que está se comportando mal terá que parar de falar. Este é um bom modo de convencer as pessoas a assumirem uma posição calma e racional numa situação de conflito.
Mantenha o equilíbrio
Algumas coisas que você pode fazer para assegurar que o conflito se mantenha em níveis positivos:
1. Incentive que as pessoas expressem suas diferenças de opinião. Pergunte a opinião dos demais antes de dar a sua própria e não deixe de demonstrar respeito por aqueles com cujas ideias você não concorda.
2. Agradeça as pessoas por estarem preparadas para levantar-se e discordar do grupo ou questionar o consenso. Deixe claro que você espera que as opiniões divergentes se apoiem em argumentos convincentes e informações relevantes.
3. Estabeleça uma regra básica de que as opiniões e crenças devem estar claramente relacionadas com o objetivo comum em discussão.
4. Estabeleça limites de tempo para cada pessoa, caso algumas tentem predominar sobre as demais.
Resolver conflitos pode ser tão simples como introduzir uma mudança de comportamento. Muitos conflitos têm suas raízes numa falta de comunicação, logo, sendo um comunicador, você está na posição ideal para resolvê-los. Sucesso! Conte comigo.