Representantes da empresa chinesa Jiangsu World Agricultural Machinery Co. visitaram, na manhã deste sábado (31), um terreno em Mossoró que poderá sediar uma fábrica de equipamentos agrícolas. A área foi apresentada pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf).
O terreno, localizado ao lado do antigo prédio da Itagres – Porcelanatti, possui cerca de 11 hectares (110 mil metros quadrados) e está situado próximo à BR-304. A área conta ainda com acesso à rede de energia elétrica, abastecimento de água e possibilidade de ligação à tubulação de gás natural.
Durante a visita, o secretário Alexandre Lima destacou que a área pertence ao Estado e reúne condições logísticas consideradas favoráveis para a instalação de empreendimentos industriais. Segundo ele, a iniciativa está relacionada à ampliação da mecanização da agricultura familiar e à geração de emprego e renda na região Oeste potiguar.
A comitiva chinesa foi composta pelo CEO da empresa, Zhu Linjun, além de executivos e pesquisadores ligados ao setor de máquinas agrícolas. O gerente Gustavo Kiguti afirmou que a empresa avalia a região Nordeste como possível local para implantação de sua primeira unidade produtiva no Brasil, considerando o mercado da agricultura familiar e das produções convencionais.
A deputada estadual Isolda Dantas também acompanhou a visita e ressaltou que a possível instalação de fábricas no Distrito Industrial de Mossoró pode fortalecer a produção agrícola e ampliar o acesso dos agricultores a equipamentos, além de estimular o desenvolvimento econômico regional.

