Pelo menos 12 ovelhas morreram após serem atingidas por um raio na última terça-feira (27). O incidente ocorreu em uma propriedade rural no Assentamento Paraíso, situado a cerca de 30 quilômetros do centro de Apodi, na região Oeste Potiguar.
O incidente ocorreu durante uma chuva rápida. Segundo Anderson Mendes, filho do proprietário, os animais estavam se abrigando debaixo de um pé de jurema (árvore), quando o raio atingiu o local.
“Meu pai estava no cercado quando viu o clarão, mas já pensava que tivesse atingido os animais. Após, a chuva minha mãe foi mudar as ovelhas de lote. Quando chegou lá, viu as ovelhas deitadas, pegou a lanterna e percebeu que eles tinham morridos”, disse.
Anderson informou ainda que um fio de poste se rompeu, deixando a propriedade sem energia elétrica. De acordo com os pecuaristas, o prejuízo financeiro estimado é de aproximadamente R$ 6 mil.
A Neoenergia Cosern, companhia de energia responsável pelo estado, confirmou em nota que a queda de um raio às 16h37 causou uma interrupção temporária no fornecimento de energia elétrica. O incidente afetou 3.481 unidades consumidoras localizadas na zona rural do município.
Ao longo de 2025, o município de Apodi foi atingido por 1.405 raios, de acordo com registros da Climatempo fornecidos à Neoenergia Cosern.
*Com informaçõeS de 98 FM

