Representantes da Ekoa Brasil, com apoio da Alemanha, assinaram nesta terça-feira (20), em Natal, um termo de cooperação técnica com o Sesc RN e o Idema para implantação do projeto Junior Rangers no Rio Grande do Norte. A iniciativa tem como foco a educação ambiental e irá envolver 50 estudantes do 7º ano em uma jornada formativa que integra currículo escolar, vivências em campo, cultura digital e projetos comunitários.
O projeto busca estimular a consciência ambiental entre jovens estudantes, formando multiplicadores de boas práticas em suas comunidades. As atividades serão desenvolvidas inicialmente em Natal, com perspectiva de ampliação para outras regiões do estado.
Durante a solenidade, o diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, destacou a importância da parceria para a formação da juventude. “Essa cooperação traz toda a expertise do Sesc para que a nossa sociedade, especialmente os jovens, possam entender e compreender as questões ambientais e se tornarem agentes positivos em suas comunidades”, afirmou.
Segundo ele, o envolvimento da juventude é fundamental para transformar a relação da sociedade com o meio ambiente. “Quando você traz a juventude para dentro de uma composição dessa natureza, você muda conceitos, muda comportamentos, muda a sociedade e o dia a dia dentro das comunidades”, ressaltou.
Werner Farkatt também avaliou que o projeto tem potencial de expansão. “Acreditamos que, em um futuro muito breve, esse projeto será cobiçado para ser expandido para outras áreas. Esse termo de cooperação representa um marco para o Estado do Rio Grande do Norte”, disse, acrescentando que a iniciativa está alinhada à proposta do Idema de criar unidades de conservação mais integradas à sociedade, com foco no pertencimento e na preservação.
“O conhecimento gera pertencimento, e o pertencimento faz com que as pessoas se apaixonem e preservem. É assim que fortalecemos a conservação ambiental”, completou o diretor-geral do Idema.
Já o diretor regional do Sesc RN, Gedson Nunes, enfatizou que o projeto reforça o compromisso da instituição com a formação cidadã. “Nós acreditamos muito na consciência cidadã. Nossas escolas já são certificadas como Escola Azul, pelo trabalho com cultura oceânica, além de desenvolvermos diversos projetos de sustentabilidade em todas as unidades do estado”, afirmou.
Gedson Nunes destacou ainda a abrangência da rede educacional do Sesc. “O Sesc é hoje a maior rede de escolas do ensino fundamental no Rio Grande do Norte, com cerca de 3.300 alunos. Para nós, é fundamental que um projeto como esse possa crescer e alcançar o maior número possível de crianças”, disse.
Segundo ele, a expectativa é que a iniciativa seja levada também para outras regiões, como o Seridó. “Temos o Geoparque do Seridó e outros espaços que permitem expandir esse trabalho, respeitando os biomas locais e fortalecendo a identidade ambiental das crianças”, pontuou.
Para o Sesc RN, a parceria representa um investimento de longo prazo. “Essa formação é perene, fica para a vida dessas crianças. São elas que, no futuro, estarão à frente das instituições, das empresas e da política. É um orgulho fazer parte desse projeto e contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável”, concluiu Gedson Nunes.

