Celebrado nesta terça-feira (20), o Dia Mundial do Queijo evidencia a importância histórica, cultural e econômica do alimento em diferentes países. No Brasil, a produção queijeira está diretamente ligada à formação do território e aos hábitos alimentares regionais, com forte presença da produção artesanal.
No Rio Grande do Norte, a data é marcada por uma programação especial promovida pelo Sebrae no estado. A ação ocorre na Agência Sebrae Grande Natal e reúne empreendedores potiguares referência na produção artesanal de queijos. A agenda inclui demonstração ao vivo da confecção do tradicional queijo manteiga, oficina de harmonização com alimentos regionais, além de exposição e comercialização de produtos.
A iniciativa busca valorizar a produção local e evidenciar a qualidade e a diversidade dos queijos produzidos no RN. Segundo o gestor de pecuária do Sebrae-RN, Luís Felipe, a data simboliza o crescimento expressivo do setor. “Hoje nós estamos celebrando o Dia Mundial do Queijo, uma data que não poderia passar batida pelo Sebrae do Rio Grande do Norte. A gente investe toda a nossa atuação junto a essa cadeia produtiva, desde a organização até a regularização dos produtores rurais”, afirmou.
Ele destacou que a atividade vem ganhando cada vez mais visibilidade no estado. “É uma indústria que vem se destacando aqui no Rio Grande do Norte, principalmente na região do Seridó, que é uma região vocacionada. É onde temos a maior concentração de produtores rurais, especialmente os artesanais”, explicou.
“Uma das nossas estratégias é justamente a certificação do selo Feito Potiguar. Ele só contempla produtores que estão 100% regulares com a atividade, e isso fortalece toda a cadeia produtiva”, pontuou Luís.
O impacto econômico do setor também é significativo: somente no ano passado, o Rio Grande do Norte registrou produção média diária de quase um milhão de litros de leite. Durante a programação, o público pode participar de degustações com queijos premiados em concursos nacionais e internacionais, como a ExpoQueijo, o Prêmio Queijos do Brasil e o Encontro Nacional de Derivados do Leite. Ao todo, o estado soma mais de 55 queijos premiados, com medalhas de ouro, prata e bronze.
“São produtos de qualidade, de procedência, com origem potiguar. Por isso, fazemos o convite para que o consumidor local invista cada vez mais na aquisição de produtos regionais, valorizando os pequenos negócios do nosso estado”, concluiu o gestor.

