A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) finaliza nesta semana a entrega de mais um carregamento da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O imunizante é destinado a gestantes com 28 semanas ou mais de gravidez e tem o objetivo de oferecer proteção aos recém-nascidos contra a bronquiolite.
Com a adição de 7,7 mil doses, o Rio Grande do Norte totaliza agora 17,7 mil vacinas distribuídas aos municípios, somando-se às 10 mil já entregues em dezembro de 2025. As remessas mais recentes, que começaram na semana passada, têm previsão de serem finalizadas até o dia 23.
Não há limite de idade para a gestante que será vacinada e a proteção é feita em dose única.
Em 2025, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) foi a causa de um número significativo de casos graves e óbitos em crianças menores de dois anos no Rio Grande do Norte (RN), conforme dados do Ministério da Saúde. Foram registrados 254 casos de síndrome respiratória aguda grave nessa faixa etária, o que corresponde a 83% do total de casos. Além disso, o VSR foi responsável por três óbitos de crianças de até dois anos, representando 60% do total de óbitos por essa causa.

