O Brasil registrou o fechamento de 2,4 milhões de empresas em 2024, um crescimento de 12,1% em relação ao ano anterior. O número foi apresentado e discutido nesta quinta-feira (27) durante sua palestra no Fórum Negócios 2025, que debateu o impacto das mudanças de comportamento do consumidor nas estratégias comerciais para 2026.
A análise foi conduzida por Patrick Suyti, autor do Best-Seller “Quem Entende Comportamento Vende Mais”, e especialista em comportamento aplicado às vendas. Ele apresentou informações baseadas em sua experiência na formação e gestão de mais de 2 mil vendedores nos últimos cinco anos e na participação em uma operação comercial que movimentou mais de R$ 4 bilhões no período.
Mudanças no comportamento de compra
“Vendas mudaram. O cliente mudou. A forma de decidir mudou. E quem ainda vende como antigamente está ficando para trás”, explicou.
Patrick reforçou que a mudança começa ao trocar a lógica do vendedor pela lógica do cliente. Um dos conceitos centrais de sua metodologia ganhou destaque entre o público: “O cliente não compra pelos motivos do vendedor. Ele compra pelos motivos dele”.
Segundo ele, muitos argumentos comerciais falham porque refletem expectativas do vendedor e não as dores, prioridades e motivações do comprador.
Outro tema abordado foi a relação entre equilíbrio emocional e desempenho nas metas comerciais. Suyti afirmou que atingir grandes resultados não exige desgaste físico ou mental:
“O vendedor da nova era não precisa se destruir para bater meta. Ele precisa se conhecer”.
Ele incentivou profissionais a monitorarem hábitos, energia e limites, buscando constância e clareza no dia a dia.

