Durante o GO!RN, o maior evento de inovação e empreendedorismo do Rio Grande do Norte, adolescentes também ganharam destaque ao darem seus primeiros passos no universo dos negócios. A final da Olimpíada Sebrae de Empreendedorismo, promovida pelo Programa de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, ocorreu ao longo dos dois dias de evento e reuniu dez equipes de cinco escolas do estado, finalistas da competição. As empresas simuladas criadas pelos estudantes foram apresentadas ao público, enquanto os participantes cumpriam desafios que faziam parte da disputa pelo título de melhor empresa.
O grande vencedor foi o grupo Game Shop, da Escola Estadual em Tempo Integral Professor Francisco Veras, de Angicos. A equipe apresentou uma proposta voltada ao público gamer, com foco em proporcionar experiências de qualidade no setor, e conquistou o primeiro lugar, recebendo como prêmio uma missão técnica nacional.
O segundo lugar ficou com a Lumière Skincare, da Escola Estadual Senador José Bernardo, de São João do Sabugi. A empresa simulada apostou na inovação e na sustentabilidade, oferecendo produtos de beleza não testados em animais e consultoria online. As participantes receberam um celular cada como premiação. Já o terceiro lugar foi conquistado pela Flower Books, da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, de Apodi, que propôs a criação de uma biblioteca acessível, com materiais em braile e audiolivros, incentivando uma leitura inclusiva. Cada integrante da equipe ganhou um Kindle.
A competição foi o ponto alto de um processo que envolveu mais de seis meses de formações sobre empreendedorismo, com a participação de alunos de 132 escolas de diferentes regiões do estado. Entre elas, dez equipes chegaram à fase final: Game Shop (Angicos), Lumière Skincare (São João do Sabugi), Ties Ateliê e AuraFlix (Campo Grande), Use Chic, Gym Closet, Enchanteur, Flower Books e Soul Glam (Apodi), e Aura (Parnamirim).
Segundo Everton Lucena, gestor de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, os estudantes participaram das formações Despertar e Empresa Simulada, que os desafiaram a criar e comercializar produtos de forma digital. “Eles criaram uma empresa e venderam um produto de forma digital. Para isso, desenvolveram a logomarca, estratégias de marketing, e hoje estão aqui porque foram as dez equipes que mais venderam no estado”, explicou.
Para Emilly Vitória Fonseca, integrante da equipe campeã, a experiência foi marcante. “Aprendi que a união e a comunicação são essenciais no empreendedorismo. Porque, se a gente não tivesse se comunicado e tido o mesmo foco, não teríamos esse resultado”, contou a estudante do primeiro ano do ensino médio técnico na área de Energias Renováveis.
O professor Antônio Batista Júnior, que leciona Empreendedorismo e Planejamento Estratégico na Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, destacou o envolvimento de toda a comunidade escolar como fator determinante para o bom desempenho dos alunos. “Os estudantes puderam colocar em prática várias ações que desenvolvem competências empreendedoras, como planejar, resolver conflitos e administrar recursos. Foi uma experiência muito exitosa, que envolveu desde a coordenação da escola até os pais”, ressaltou.
Sobre o GO!RN
O GO!RN 2025 é o maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Rio Grande do Norte. Reúne empreendedores, startups, investidores, empresas, pesquisadores e entusiastas em um ambiente voltado à troca de conhecimento, negócios e conexões. O GO!RN se consolida como um movimento que impulsiona o ecossistema de inovação potiguar, fortalecendo parcerias estratégicas, estimulando a criação de novos negócios e conectando o estado às principais tendências globais de tecnologia e empreendedorismo.

