Um dos maiores embaixadores da música potiguar no mundo, o cantor, compositor e violonista Tico da Costa, será celebrado em sua terra natal com a 12ª edição do espetáculo “Várias Vozes, Um Só Canto”. O show tributo acontece no próximo dia 13 de novembro de 2025, quinta-feira, às 19h30, no palco icônico do Teatro Alberto Maranhão (TAM), em Natal, com entrada gratuita.
O evento, que se consolidou como um compromisso anual com o legado do artista de Areia Branca, interrompido apenas pela pandemia, promete mais uma noite de excelência musical e diversidade de talentos.
Uma Celebração de Longa Data e Vozes Consagradas
Desde 2009, o “Várias Vozes, Um Só Canto” reúne grandes nomes da música para interpretar as canções de Tico da Costa. Ao longo de suas edições, o tributo já atraiu mais de 14 mil pessoas e contou com a participação de cerca de 680 artistas, entre músicos, poetas e atores, evidenciando o impacto da obra do potiguar.
“Mais uma vez, estou felicíssima por conseguir cumprir o meu compromisso anual com o show, que este ano chega à sua adolescência — são 12 anos consecutivos, interrompidos apenas durante o período da pandemia. É sempre um desafio, mas também uma grande satisfação,” afirma a produtora Sara Fracchia, ressaltando o propósito de “dar a conhecer o imenso legado que Tico da Costa deixou em sua própria terra, o Rio Grande do Norte, já que sua carreira se desenvolveu, em grande parte, no exterior ao longo de 40 anos.”
A curadoria da 12ª edição mantém o alto nível e a diversidade, reunindo sete cantores renomados da cena potiguar e uma banda com 15 musicistas no palco.
Destaques da Edição 2025: Inéditas e Clássicos Internacionais
O espetáculo deste ano revisita diferentes fases da vasta obra do artista, que gravou 18 discos em países como Itália, EUA e Brasil. Entre as surpresas, estão músicas inéditas do compositor e canções do álbum “Poesia e Samba”, lançado na Itália em 1976.
Sete vozes consagradas subirão ao palco para entoar o repertório de Tico da Costa:
- Valéria Oliveira
- Cida Lobo
- Nara Costa
- Íris Lima
- João Batista
- Fernando Luiz
- Zeca Brasil
A direção musical e os arranjos são assinados pelo aclamado pianista e arranjador Eduardo Taufic, que lidera uma banda composta por instrumentistas de destaque, incluindo Jubileu Filho (violões e guitarra), Mônica Michelly (baixo), Silvinha Calixto (bateria), e um quarteto de cordas. A noite ainda terá participações especiais de Gilberto Cabral (trombone) e Bruno Cirino (sanfona). A poetisa Deth Haak fará a condução e apresentação do tributo.
Tico da Costa: Um Potiguar de Reconhecimento Global
Natural de Areia Branca, Tico da Costa (1951-2009) dedicou mais de 40 anos de carreira a turnês pela Europa, África e Américas, conquistando reconhecimento internacional com elogios em veículos como o The New York Times. Sua trajetória plural o levou a dividir palco com lendas como Philip Glass e Pete Seeger, além de trabalhar com a cineasta italiana Lina Wertmüller.
Com um repertório que transita pela bossa nova, samba, baião, frevo e chorinho, entre outros, o artista deixou um legado imensurável para a cultura brasileira.

