O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) lançou o projeto Carreiras Criativas, uma iniciativa que integra arte e cultura à formação dos alunos das SESI Escolas em São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau. O objetivo é ir além do currículo tradicional, estimulando o protagonismo, a sensibilidade e as competências criativas dos estudantes, essenciais para o mercado de trabalho do futuro.
As inscrições estão abertas exclusivamente para os alunos das unidades e oferecem uma gama diversificada de linguagens artísticas:
- São Gonçalo do Amarante: Oferece oficinas como Fotografia com Vídeomaker e Stop Motion, Dublagem, Interpretação e Ecocena, esta última focada na criação de performances cênicas com materiais recicláveis.
- Mossoró: Os estudantes podem participar das oficinas de Grafite, Fotografia com Vídeo Maker e Comunicação Criativa, incentivando a expressão individual e a produção de conteúdo.
- Macau: A unidade disponibiliza as oficinas de Fotografia com Vídeo Maker, Dublagem e Interpretação e Grafite.
Roberto Serquiz, presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SESI-RN, enfatizou o valor da iniciativa: “As oficinas de arte e cultura são parte da formação integral que o SESI oferece. Elas estimulam a visão empreendedora, a sensibilidade e a expressão dos nossos alunos, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida”.
As atividades, realizadas nas unidades SESI Escola, abordam habilidades como criatividade, comunicação e trabalho em equipe. Segundo Danielle Mafra, superintendente regional do SESI-RN, o projeto cria um espaço onde os estudantes podem “experimentar, se expressar e compreender o valor da arte como ferramenta de transformação pessoal e social.”
Com oficinas que variam de Ecocena (que une sustentabilidade e teatro) a Dublagem (que promove confiança e expressão vocal), o projeto Carreiras Criativas alinha a educação do SESI-RN às novas demandas, fortalecendo o compromisso da instituição com uma educação inovadora.
“Por meio de iniciativas como a Ecocena, a Dublagem e o Grafite, conseguimos despertar talentos e fortalecer o senso de pertencimento e identidade dos nossos alunos,” complementou Valéria Marinho, gerente executiva de Cultura do SESI-RN.