O xadrez está movimentando os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2025), que acontecem em Natal (RN). Uma das competições mais concorridas do evento, o torneio de xadrez reúne cerca de 90 estudantes-atletas de todos os 27 estados brasileiros em busca do título nacional no modo clássico.
Com coordenação da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), as primeiras partidas começaram na terça-feira (7), no salão do Centro de Convenções de Natal. Serão quatro dias de intensos embates mentais, com a rodada decisiva marcada para a sexta-feira (10), a partir das 9h. Cada movimento pode definir não apenas o resultado de uma partida, mas também o futuro de jovens talentos que sonham em representar o país em competições internacionais.
“O xadrez universitário tem crescido muito nos últimos anos, revelando jogadores que depois se destacam em campeonatos nacionais e até fora do Brasil”, destacou o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo.

Os JUBs Rio Grande do Norte são uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), com apoio do Governo do Estado por meio da Subsecretaria do Esporte e do Lazer. O evento transforma a capital potiguar em palco do maior encontro do esporte universitário brasileiro, reunindo 7 mil atletas de 312 instituições de ensino em diversas modalidades.
Além do xadrez, os estudantes competem em handebol, voleibol, basquete, futsal, cheerleading, jiu-jitsu, judô, taekwondo, karatê, natação, natação paradesportiva, tiro com arco, wrestling, e-sports e no “Acadêmico”, novidade que valoriza pesquisas e produções científicas.
*Com informações de Tribuna do Norte