O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou nesta sexta-feira (18) a ameaça de taxar os países do Brics em 10%, afirmando que o bloco de emergentes quer derrubar a dominância do dólar.
Em discurso na Casa Branca, o republicano também ironizou a Cúpula do Brics realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 7 de julho, afirmando que “quase ninguém apareceu”.
“Temos esse pequeno grupo chamado Brics, que está desaparecendo rapidamente. Mas os Brics queriam tentar dominar o dólar, o domínio do dólar, o padrão do dólar. E eu disse: qualquer um que esteja no consórcio de nações do Brics, vamos tarifar vocês em 10%. Eles tiveram uma reunião no dia seguinte, e quase ninguém apareceu. Eles não queriam ser tarifados, é incrível”, disse Trump.
“Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics pagará uma tarifa ADICIONAL de 10%. Não haverá exceções a esta política. Obrigado pela atenção!”, disse Trump em uma publicação no Truth Social.
Ainda nesta sexta, Trump disse que o grupo acabaria muito rapidamente se eles se formassem de forma significativa.
“Quando ouvi falar desse grupo dos Brics, basicamente seis países, fiquei muito, muito chateado. E se eles realmente se formarem de forma significativa, isso acabará muito rápido”, disse Trump, sem especificar sobre quais medidas tomaria.
*Com informações da CNN