O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (12) tarifas de 30% para o México e para a União Europeia. Em uma carta publicada em sua rede social, a Truth Social, ele afirma que a medida entra em vigor no dia 1º de agosto.
Este é o mesmo prazo apresentado pelo presidente americano em outras dezenas de cartas enviadas desde o início da semana. Na quarta-feira (9), Trump já havia anunciado a imposição de um imposto de 50% sobre produtos brasileiros com destino aos Estados Unidos.
As notificações mais recentes foram enviadas à presidente do México, Claudia Sheinbaum, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Há meses, Trump tem argumentado que a dificuldade do México em lidar com os cartéis está causando uma “crise de fentanil” nos EUA. A carta enviada neste sábado repete o mesmo argumento.
“Os Estados Unidos impôs tarifas ao México para lidar com a crise do fentanil da nossa nação, que é causada, em parte, pela falha do México em deter os cartéis, que são compostos pelas pessoas mais desprezíveis que já caminharam sobre a Terra, de despejar essas drogas em nosso país”, disse Trump na publicação.
*Com informações do Infomoney