SURPRESAS NO TABULEIRO ELEITORAL DO RN
O cenário atual da política potiguar aponta para uma batalha que promete ser acirrada, podendo prevalecer uma disputa entre a direita e a centro-direita ideológica enfrentando a esquerda e a centro-esquerda, mas o eleitorado também poderá por optar apenas pelos nomes que irão disputar o pleito. Como se sabe, a governadora Fátima Bezerra (PT), em seu segundo mandato, não pode mais concorrer ao cargo, o que abre uma oportunidade de sucessão dentro do grupo governista. O natural herdeiro político de Fátima seria o seu vice-governador, Walter Alves (MDB), mas este já anunciou com bastante antecipação que não irá concorrer ao pleito e por essa razão o Partido dos Trabalhadores se apressou em indicar o seu preferido para disputar a sucessão de Fátima, que será o neófito em política Cadu Xavier.
As peças do tabuleiro político se mexem de acordo com as estratégias que silenciosamente acontecem. E enquanto a situação, liderada pela governadora Fátima Bezerra, tem como definido o nome de Cadu Xavier para a disputa ao governo, a oposição permanece dividida entre os nomes do senador Rogério Marinho (PL), do prefeito Alysson Bezerra (União Brasil) e do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), todos querendo ser candidato ao governo do estado.
Entre Rogério Marinho e Alysson Bezerra tem ocorrido um jogo silencioso. Não se conversam.
Apenas aguardam a jogada um do outro. Por outro lado, Álvaro Dias já fez o seu dever de casa e buscou aproximação com Alysson Bezerra e dessas conversas de pé de ouvido, várias interpretações foram tiradas pelos palpiteiros de plantão. Inclusive a formação de uma chapa com Alysson candidato ao governo do estado e Álvaro Dias e Zenaide Maia brigando nas duas vagas do Senado. Enquanto isso, Rogério Marinho usa todos os meios disponíveis para concretizar sua decisão em ser o principal candidato ao governo do estado pela oposição.
Em caso de se avaliar a situação política atual pelas conversas de bastidores, pode se dizer que pelo lado da situação, liderada pelo Partido dos Trabalhadores, há conversas de que Cadu Xavier ainda não “vulnerou”, mas os petistas querem mais tempo para viabilizar esse nome, embora haja possibilidade de que ele, eventualmente, poderá ser substituído. E nesse caso, o nome de quem será o governador do estado a partir de abril/2026, no caso Walter Alves, com mais peso eleitoral, seria acatado pelo sistema situacionista, embora o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), também venha se transformar em figura central graças ao seu poder de articulação política de peso no estado. Sua força reside no controle de uma vasta rede de prefeitos e vereadores, além de uma base sólida na Assembleia Legislativa. E sabe-se que a união política sólida entre Walter e Ezequiel tem força para aniquilar – se assim quiserem – qualquer pretensão do PT.
O cenário em 2026 promete ter muitas surpresas, com uma disputa que vai além das alianças partidárias e que testará a capacidade de articulação e a popularidade de cada um dos pré-candidatos.
MIDIACOM
O que vinha funcionando sem representatividade legal, passará agora a ter validade jurídica. Trata-se da criação do MidiaCom, que “nasce para fortalecer o setor da mídia e comunicação no RN por meio da atuação nas esferas jurídica, sindical e econômica. Além disso, o MidiaCom pretende promover a profissionalização do mercado potiguar, representando veículos de radiodifusão sonora e de sons e imagens, jornais impressos, portais de notícias e revistas”, disse Thiago Lajus, da InterTV.
DIRETORIA
A diretoria do MidiaCom é formada por representantes dos vários veículos, sendo presidente do sindicato Thiago Lajus; vice-presidentes: Micarla de Sousa (TV Ponta Negra), Fernando Fernandes (Tribuna do Norte) e Felinto Rodrigues (Grupo Dial); Relações Sindicais e Trabalhistas: João Soares (BandRN) e a Tesouraria com Raniere de Andrade (Rede Tropical).
SINDICATO
A criação do MidiaCom partiu de uma articulação junto à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) com o objetivo de consolidar uma entidade que defenda os interesses do setor e amplifique a voz dos profissionais de comunicação potiguar. A posse da diretoria vai ocorrer no próximo dia 14 de julho, no Hotel Escola Barreira Roxa.
EMPREGO
O Rio Grande do Norte apresentou um resultado positivo de 2.220 vagas com carteira assinada, no mês de maio. A indústria foi o setor que mais contribuiu para esse resultado de 23.696 admissões, contra 21.476 demissões. O setor de serviços foi quem apresentou maior número de desligamento, registrando 1.524 vagas.