As praças são alusivas à diversão e lazer da população, o Projeto Livros na Praça, faz com que os locais de acesso público, se transformem em uma biblioteca itinerante. Pela primeira vez em Natal, de longe, o ônibus verde e colorido chama atenção de quem transita pela Praça Augusto Leite, em Tirol. Em seu interior, o ônibus é climatizado e customizado com uma biblioteca itinerante com mais de 2.000 livros que poderão ser emprestados gratuitamente e títulos que podem ser trocados por outros exemplares.
A partir da terça-feira (4), o projeto ficará em Tirol até o dia 8 de julho e seguirá para a Praça Aristófanes Fernandes, permanecendo do dia 10 a 14 de julho. Monitores dão orientações e auxiliam os leitores durante o funcionamento do itinerário, de segunda a sexta das 10h às 16h.
Na biblioteca acoplada, diversas estantes de livros detêm títulos de vários segmentos, desde temáticas infantis, às juvenis e também para o público adulto, além de proporcionar a inclusão, pois há livros em braile e o local também dispõe de televisor e aparelho de DVD para audiobooks.

Ingrid da Silva é monitora do projeto itinerante e viaja com o ônibus pelo país, disseminando leitura pelos lugares onde passa, para ela, a iniciativa é indispensável: “Muitas pessoas não têm acesso à literatura, ao livro físico mesmo, então, nós disponibilizamos o conhecimento de literatura, livros comuns e literatura acessível; cultura afro, indígena, todos os tipos de religiões, afinal, nosso país é laico. Para nós é enriquecedor ver que o projeto vem dando muito certo”.
No local, durante a reportagem do Diário do RN, a equipe observou que a criançada curiosa, se debruçava entre um livro e outro, desenhava, pintava, conversava, brincava e discutia sobre os títulos. A imaginação é a maior aliada da infância e o despertar precoce para o universo literário promove um melhor acesso à educação.
A estudante Emilly Fernandes, 18, também vê a iniciativa como uma oportunidade de aprendizagem: “É muito bom ver esse espaço com livros, mesas, um espaço de lazer nas praças para as crianças, todos se divertem e elas podem ler enquanto brincam. Não tive muito acesso aos livros na infância, acho que esse incentivo para as comunidades faz toda a diferença. É uma ação muito boa, desperta a curiosidade de todos que passam”.
Para empréstimos, os interessados devem apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, após realizar o cadastro, até dois livros podem ser emprestados e a devolução deve ser feita no local em que os exemplares foram retirados.

Democratização do acesso ao universo literário
Desenvolvida pela Korporativa e apoiada pela LEROY MERLIN, a iniciativa visa democratizar o acesso à literatura. Para Mauro Filgueiras, Gerente de Desenvolvimento Responsável da LEROY MERLIN, contribuir para ações que impactem positivamente a sociedade é essencial. “A educação é um dos fatores mais importantes na construção do futuro. Colaborar para torná-la acessível e, mais do que isso, democratizá-la é ter a consciência do poder de transformação que ela oferece às pessoas, cidades, países e ao mundo”, explica. A iniciativa também promove a ampliação de conhecimentos culturais por meio da leitura, principalmente em praças de cidades nas quais não existem bibliotecas públicas, a Korporativa vem impactando, desde 2012, mais de 300 mil pessoas. “Acreditamos que o estímulo à leitura tem o poder de transformar a sociedade. Nossa missão com o ônibus biblioteca é incentivar ações literárias, capazes de contribuir com o desenvolvimento social nas cidades em que atuamos”, comenta Cristina Figueiredo, idealizadora e diretora da produtora.