Por Carol Ribeiro
Com vitória dentro do que esperava, Paulinho Freire (UB) tinha confiança em conquistar a Prefeitura de Natal. Agora, depois do resultado que conferiu a vitória por 55,34%, mais de 200 mil votos, o prefeito eleito começa a pensar nas prioridades da gestão que inicia em 2025. Ele falou sobre o assunto em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM.
Além da continuidade das obras que receberá pendentes da gestão Álvaro Dias (Republicanos), Paulinho Freire espera atuar principalmente na saúde e na educação. “Temos que continuar avançando nas áreas que são de fundamental importância. A questão da educação, zerar as filas das creches, a questão da saúde, as consultas e o exame que a gente precisa trabalhar. A gente precisa trabalhar muito também na qualificação do jovem para a geração de emprego, e para nossa cidade trazer o investidor, para que ele venha para cá, agora venha com segurança jurídica para investir na nossa cidade”, afirma o ainda deputado federal.
Paulinho cita, ainda, a Zona Norte como outra prioridade e a requalificação das 82 lagoas de captação para que se possa ter um monitor inteligente e trabalhar na manutenção, para que as lagoas não venham a transbordar.
Para colocar em prática os planos para a cidade, Freire pretende colocar Natal no orçamento da União, que terá fatia discutida pela bancada potiguar em novembro. A reunião será marcada pelo líder da bancada, Robinson Faria (sem partido).
“Ele vai fazer uma reunião para que a gente comece a debater e conversar sobre o orçamento do próximo ano. Espero que que os deputados se sensibilizem os senadores também e que possam ajudar a nossa cidade a se desenvolver”, ressalta Paulinho.
O prefeito eleito frisou que vai continuar cobrando dos parlamentares federais a destinação de emendas para Natal, inclusive da deputada federal Natália Bonavides (PT), derrotada por ele nesta eleição. Além de ratificar que vai “insistir” com todos os parlamentares “que queiram ajudar a cidade”, Freire afirma que vai divulgar todos os que enviarem emendas para Natal. “Para que o povo de Natal saiba quem tem compromisso com sua cidade, ou com seu partido, ou com seu grupo”, diz.
O trabalho de transição ainda não foi pensado, segundo Paulinho, mas a vice-prefeita eleita, Joanna Guerra (Republicanos), será escalada por ele para conduzir o trabalho. “Até porque tenho que manter meu mandato em Brasília, espero que ela possa fazer como fez o plano de governo, muito bem feito”, diz. O prefeito eleito garante que vai escolher as pessoas que não necessariamente serão as mesmas que farão parte do secretariado. A equipe deverá ser anunciada ainda na próxima semana.
Já a equipe do secretariado deverá vir somente “depois de 20 de dezembro”. Com projeto de realizar uma reforma administrativa para incluir a Secretaria do Empreendedorismo e Inovação, os nomes indicados devem vir a partir de diálogo com todos os aliados que fizeram parte da chegada do grupo ao Palácio Felipe Camarão.
“Vamos conversar, ver qual é a opinião de cada um, é normal que todos tenham participação no governo (…) É claro que a indicação tem que fazer parte de um critério técnico também, a gente precisa muito de pessoas preparadas, principalmente em algumas áreas que são essenciais para que a gente possa fazer uma grande gestão”, afirma.
Com apoio de 21 dos 29 vereadores, o prefeito eleito Paulinho Freire (UB) incluiu muitos nomes em seu agradecimento.
“O comprometimento do PL, a quem eu quero agradecer ao senador Rogério Marinho, o senador do Podemos, Styvenson Valentim, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, o PP através de João Maia, o União Brasil, que é o meu partido, com o senador Zé Agripino, agradeço demais. Aí veio depois o prefeito Álvaro, que foi de fundamental importância para que a gente fechasse esse grupo aí”, destaca Paulinho.
O prefeito eleito cita, ainda, o ex-deputado Kelps Lima, que se juntou a ele, e os vereadores, eleitos e não eleitos, que conseguiram “transformar essa aliança em votos”. Para ele, este grupo deverá andar unido para as eleições gerais de 2026.
“Espero que a gente possa continuar com essa aliança para 2026. Será de suma importância para que a gente possa obter êxito na próxima eleição. E eu vou lutar muito por isso. Eu vou lutar para que a gente continue unido e juntos para 2026”, complementa.