O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deu uma condecoração estatal a Vladyslav Heraskevych, atleta de skeleton que foi desclassificado das Olimpíadas de Inverno 2026 por causa de um capacete em homenagem a atletas ucranianos mortos na guerra com a Rússia.
Zelensky disse que a coragem de Heraskevych vale mais do que qualquer medalha. Ele também criticou o COI (Comitê Olímpico Internacional), afirmando que a medida contradiz o espírito dos Jogos.
O presidente acrescentou que “o movimento olímpico deveria ajudar a acabar com as guerras, e não dar munição aos agressores”.
Além da condecoração, um dos cofundadores do banco online ucraniano Monobank anunciou nesta quinta que sua empresa concederia ao atleta um prêmio de 1 milhão de hryvnias (equivalente a cerca de R$ 120 mil).
Heraskevych havia recusado uma exigência do COI para que entregasse um capacete pintado à mão, adornado com duas dúzias de retratos de atletas ucranianos mortos na guerra.
A presidente do comitê, Kirsty Coventry, se reuniu com o atleta na manhã desta quinta-feira (12), mas afirmou não ter conseguido chegar a um acordo.
O COI sugeriu algumas concessões, como o uso de uma braçadeira preta ou a exibição do capacete antes e depois das competições. Também permitiu que ele o usasse em treinos.
*Com informações de CNN

