De 17 a 20 de fevereiro acontece o Simpósio e Workshop GLOBE Brasil 2025, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com Agência Espacial Brasileira (AEB), como uma ação do Projeto Meninas no Espaço.
No evento, as escolas participantes do projeto terão a oportunidade de apresentar as pesquisas realizadas em 2024, além de participar da capacitação do programa internacional GLOBE. As atividades do Simpósio e Workshop serão realizadas no Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC/UFRN) e no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E), em Natal (RN), com foco em protocolos ambientais e na conexão entre estudantes, professores e o setor espacial.
Inscreva-se aqui para o evento clicando aqui.
O projeto Meninas no Espaço participará no dia 18 de fevereiro, com apresentações orais às 8h30 e uma sessão de exposição de pôsteres às 11h20. As inscrições estão abertas ao público geral pelo formulário disponível online.
Para conferir a programação acesse o Instagram do projeto Meninas no Espaço.
Coordenado pela professora Mariana Almeida, o projeto destaca a importância do evento para a aplicação dos protocolos da NASA. O simpósio é organizado também pelo CNPq e pela SEEC/RN.
Programa Globe
Globe é a sigla em inglês de Global Learning and Observations to Benefit the Environment (Aprendizagem Global e Observações para Benefício do Meio Ambiente, em tradução livre). O programa foi criado pela Nasa em 1995 com o objetivo de incentivar a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em todo o mundo na coleta de dados ambientais e em estudos científicos. O Brasil se juntou à ação em 2015, por meio de uma parceria entre a AEB e a NASA.