Conheça a Travessa Pax, uma famosa via de Natal, Rio Grande do Norte, localizada no bairro Cidade Alta.
A travessa fica situada entre a casa do historiador e folclorista Câmara Cascudo e o Solar Bela Vista, possuindo aproximadamente 80 metros de extensão. A Travessa foi construída no século XIX (dezenove) e mantém o pavimento original da época.
O nome “Pax” é uma homenagem ao dirigível construído pelo macaibense Augusto Severo, que foi fatalmente vitimado em Paris a bordo da aeronave em seu primeiro voo, no dia 12 de maio de 1902.
A Travessa Pax era a principal ligação de comerciantes entre os bairros da Cidade Alta e a Ribeira.
Em 2007, a via foi tombada pela Fundação José Augusto (FJA) através do decreto normativo 19.930/2007. Além disso, o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) homologou o tombamento em 2014 (Portaria nº 072).
A origem da Travessa Pax remonta ao longínquo ano de 1904, durante os primeiros esforços de urbanização naquela região da cidade. De acordo com as pesquisas do engenheiro Edgard Ramalho Dantas, especializado na história da pavimentação em Natal, a construção dessa via contou com a significativa contribuição da mão de obra dos retirantes da seca. Os materiais utilizados para a pavimentação consistiam em blocos irregulares de arenito ferruginoso, extraídos das praias do Meio, da Ponta do Morcego e de Areia Preta.