Olá, tudo bem? Me chamo Gustavo Cortez e toda semana estarei aqui falando um pouco sobre história, seja ela do mundo e, claro, também da nossa Cidade do Sol. Tenho 20 anos, sou estudante da UFRN e desde minha adolescência fui fascinado pela disciplina e tudo começou com um jogo de videogame, Assassin’s Creed: Black Flag, sendo mais exato. Com o passar dos anos, idealizei um podcast, o Historiedades Podcast, para falar de todo tipo de história: antiga, média, contemporânea ou moderna e, felizmente, consegui tirar o projeto do papel com um amigo. Com o tempo, o podcast foi dando espaço à página do Historiedades (@historiedadespocast no Instagram) e convido vocês a conhecerem!
Neste primeiro artigo, falarei um pouco sobre um marco histórico da capital potiguar, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Construída no século XVIII, no bairro Cidade Alta, o templo une a riqueza cultural e a importância histórica que influenciam a cidade de Natal como um todo. Erguida por escravos africanos, a igreja era originalmente frequentada pela população preta, daí surge o nome “dos Pretos”, fazendo referência aos afrodescendentes que construíram e frequentaram aquele edifício ao longo dos séculos.
A arquitetura da igreja combina elementos coloniais portugueses com influências africanas, refletindo a diversidade cultural e étnica que caracteriza a história de Natal e do Brasil como um todo. Sua fachada simples e interior ornamentado testemunham a devoção e a habilidade artística daqueles que a construíram.
Uma característica forte que a diferencia das demais igrejas é o seu Rito Romano Tradicional, que é feito majoritariamente em latim.