Um ataque aéreo israelense atingiu o prédio do Ministério da Defesa da Síria, em Damasco, nesta quarta-feira (16). O momento exato do impacto foi transmitido ao vivo pela rede de televisão estatal Syria TV, forçando o âncora que estava no ar a se proteger enquanto o estúdio tremia.
O vídeo do incidente rapidamente se espalhou pelas redes sociais e foi compartilhado pelo próprio ministro da Defesa de Israel, Israel Katz. Em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), Katz escreveu: “Os golpes dolorosos começaram”, em uma aparente reivindicação da autoria do ataque.
Justificativa de Israel
Israel tem intensificado os ataques aéreos contra alvos na Síria nas últimas semanas. O governo israelense afirma que os bombardeios fazem parte de um compromisso de proteger os drusos, uma minoria étnico-religiosa de língua árabe que vive na região da fronteira.
A justificativa é de que a comunidade drusa síria possui laços familiares e fraternos com os drusos que vivem em Israel. A comunidade drusa em território israelense é notória por sua integração e por ser uma apoiadora importante do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
*Com informações CNN Brasil