Novas imagens mostram o momento exato em que ladrões roubaram joias avaliadas em centenas de milhões de dólares do Museu do Louvre no dia 19 de outubro de 2025. O vídeo das câmeras de segurança foi divulgado com exclusividade pela emissora francesa TF1.
O novo arquivo revela um dos criminosos, que está vestido com um colete refletivo, usando uma máquina para arrombar uma das vitrines. Então, ele larga o objeto, termina de quebrar um dos vidros com as mãos e retira, segundo a TF1, a tiara da Imperatriz Eugênia.
Veja o vídeo:
Em seguida, ele parte para ajudar um cúmplice, que tem maior dificuldade para quebrar a proteção. Novamente, pegam mais joias, colocam em uma bolsa e deixam o local.
Segundo a emissora francesa, a operação durou menos de 4 minutos.
Relembre como foi o roubo do Louvre
Em 19 de outubro, ladrões invadiram a Galeria Apollo, no andar superior do Louvre, onde estão guardadas as joias da coroa francesa.
Ao todo, foram levadas oito peças da Galeria de Apolo, que abriga a coleção real de pedras preciosas e diamantes da coroa francesa. Uma nona joia, a coroa da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, chegou a ser retirada, mas foi encontrada danificada na rua, segundo a ministra da Cultura, Rachida Dati. A peça é composta por 1.354 diamantes e 56 esmeraldas.
No dia 25 de outubro, duas pessoas foram presas por envolvimento no roubo. Quase uma semana depois, mais cinco suspeitos foram detidos.
O caso também reacendeu o debate sobre os desafios enfrentados pelo Louvre, que lida com um número crescente de visitantes e equipes reduzidas.
O Louvre tem um histórico de furtos e tentativas de roubo. O mais famoso foi em 1911, quando a Mona Lisa desapareceu de sua moldura, roubada por Vincenzo Peruggia, um ex-funcionário que se escondeu dentro do museu e saiu com a pintura debaixo do casaco.
A obra foi recuperada dois anos depois, em Florença — episódio que ajudou a transformar o retrato de Leonardo da Vinci na obra de arte mais conhecida do mundo.
Em 1983, duas peças de armadura da era renascentista foram roubadas do Louvre e só recuperadas quase quatro décadas depois.
A coleção do museu também carrega o legado de saques da era napoleônica, que ainda hoje geram debates sobre restituição.
*Com informações da TF1, g1 e CNN Brasil

![[VÍDEO] Imagens inéditas revelam detalhes do roubo no Museu do Louvre](https://diariodorn.com.br/wp-content/uploads/2026/01/novo-video-roubo-joias-louvre-franca-1024x576.webp)