O setembro amarelo traz o debate sobre a saúde mental de jovens e adultos e também está na pauta de muitas casas legislativas, onde parlamentares têm debatido cada vez mais sobre a urgência da adoção de políticas públicas, como é o caso do vereador Kleber Fernandes (PSDB), proponente de uma audiência pública com o tema “Setembro Amarelo: Precisamos Conversar sobre Saúde Mental”, que acontecerá no dia 14 de setembro, 9h30, na Câmara Municipal de Natal. A ideia do debate é reunir diversas entidades, diretores de escolas, universidades, o Conselho Regional de Medicina e outros órgãos competentes: “A questão da saúde mental ainda é um tabu que precisa ser superado. Os dados alarmantes comprovam que, se nada for feito, se não houver uma política de enfrentamento ao problema, poderemos presenciar muitas famílias abaladas emocionalmente. Isso é uma questão social, de saúde e segurança pública”, afirma Kleber Fernandes.
As ações pensadas para este mês, englobam a pauta da saúde mental e sua importância não só no mês de setembro, mas ações que contemplem todo o ano e tragam informações relevantes à população, além de destacar a importância de medidas efetivas do poder público.
“Trabalharemos incansavelmente para criar um ambiente de compreensão, apoio e acolhimento para quem enfrenta desafios relacionados à saúde mental. É nosso dever dar voz a essa causa crucial, garantindo que quem precise de apoio encontre uma comunidade unida”, pontuou Kleber Fernandes.
Debate de ideias na Câmara Municipal serviu de base para a audiência pública
Dados recém-divulgados pelo vereador Kleber Fernandes expuseram um crescimento alarmante de 32% nos atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais em Natal, desde 2018. Esses números, originários da Secretaria Municipal de Saúde, evidenciam a necessidade urgente de lidar com as demandas em constante expansão no campo da saúde mental, sobretudo entre crianças e jovens. Transtornos como ansiedade e depressão destacam-se como temas recorrentes nas consultas, realçando a carência iminente de mais recursos e apoio. Além disso, engajado nos debates participativos sobre saúde mental, Kleber Fernandes lançou um PodCast com o tema da Saúde Mental, no qual trouxe um especialista, Nery Adamy, para falar do tema e discutir caminhos para trabalhar a saúde mental nas escolas.
Um debate realizado no dia 16 de agosto na Câmara Municipal de Natal entre parlamentares e especialistas, ressaltou a urgência na adoção de políticas públicas de forma que o poder público possa contribuir com essa demanda da população.
O fórum foi de propositura do vereador Kleber Fernandes (PSDB) e aconteceu na Escola do Legislativo da Casa.
Na ocasião, o neuropsicólogo, pós-graduado em psiquiatra da infância e adolescência, psicopedagogo e professor, Nery Adamy, comentou que tem recebido um número crescente de crianças e jovens com transtornos mentais em seu consultório. “São quatro os pilares que têm afetado as questões relacionadas à saúde mental, que são a alimentação, o sono, a atividade física e o uso das telas. Estudos de 2009 traziam que até 30% das crianças e jovens tinham alguma dificuldade. Hoje, são cerca de 60%”, comentou.
O coordenador de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Luis Fernando Pires, citou que há sobrecarga na rede pública de saúde. “A sobrecarga é uma realidade, mas há um trabalho que vem sendo realizado, com acolhimento e atenção primária à saúde, em todas as faixas etárias, para que a gente minimize esse problema”, citou.
A questão da saúde mental no ambiente escolar foi trazida pelo secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação, Mário Sérgio Oliveira. “As relações interpessoais, as atividades das crianças e jovens e o ambiente escolar mudaram. A tecnologia também contribuiu para o distanciamento familiar e precisamos nos preparar também no ambiente escolar”, recomendou.
CMN reativa Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental
A Frente contará com o vereador Kleber Fernandes como presidente, Dickson Júnior como vice-presidente, além dos vereadores Camila Araújo e Robson Carvalho como integrantes.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, Kleber Fernandes, a composição do grupo visa promover debates amplos, diálogos construtivos e conscientização sobre os direitos das pessoas com transtornos mentais. “Trabalharemos incansavelmente para criar um ambiente de compreensão, apoio e acolhimento para quem enfrenta desafios relacionados à saúde mental. É nosso dever dar voz a essa causa crucial, garantindo que quem precise de apoio encontre uma comunidade unida”, disse.