Uma forte ventania derrubou nesta quinta-feira (10), a cobertura de um ginásio poliesportivo e parte de uma torre eólica no município de Galinhos, no Rio Grande do Norte. De acordo com a prefeitura de Galinhos, não houve feridos nos dois incidentes.
O ginásio é localizado no distrito de Galos, estava sem uso e não tinha atividades programadas. Sua cobertura desabou sobre uma casa e um poste elétrico, no que comprometeu a fiação. Como medida de precaução, seis residências próximas foram evacuadas. Moradores foram acolhidos em uma escola municipal, onde receberam assistência social. A área foi isolada e equipes técnicas já iniciaram a avalição dos danos causados e primeiros reparos.
Entramos em contato com o Meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que comunicou “o que aconteceu ontem em Galinhos, a nossa estação registrou rajadas de vento por volta das 14 horas até às 16 horas, variando de 25 a 36 quilômetros por hora.” Bristot complementou “Agora, tem que levar em consideração outros fatores. Galinhos é uma região em que você tem uma salinidade muito alta, que compromete as estruturas metálicas, com corrosão, ferrugem. Se não tiver manutenção, qualquer rajada de vento pode trazer consequências, assim como aconteceu com o telhado ginásio, assim como aconteceu com a eólica. Então, essas regiões aqui no litoral, a Costa Branca, que tem problemas com ferrugem, tem esse problema de umidade, é preciso fazer essa manutenção constante, principalmente depois do período chuvoso.”