Uma queda dos serviços de nuvem da Amazon, o AWS, na manhã desta segunda-feira (20) afetou serviços de cerca de 500 empresas hospedadas no sistema de armazenamento de dados.
O sistema é utilizado por empresas como provedor para armazenar sistemas online. Dessa forma, elas economizam sem precisar de uma infraestrutura própria.
Usuários relatam instabilidade em diferentes níveis em diversos aplicativos e serviços. No Brasil, o site Downdetector, que monitora esse tipo de reclamação, mostra picos de instabilidade em sites populares, como o Mercado Livre e o app de registro de atividades físicas Strava. Em Belo Horizonte, usuários do transporte público também enfrentaram uma falha no app BHBus+, de recarga dos cartões de ônibus.
Confira alguns dos serviços afetados:
- Airbnb
- Canva
- Duolingo
- Epic Games
- HBO
- McDonald’s
- Mercado Livre
- Perplexity
- PlayStation Network
- Pokémon Go
- Prime Video
- Roblox
- Signal
- Slack
- Strava
- Wellhub
- Zoom
A assistente virtual Alexa da Amazon também deixou de responder comandos de voz. Os primeiros erros começaram a ser detectados por volta das 4h, no horário de Brasília. A AWS reconheceu a falha e afirmou que, pouco antes das 6h30, constatava “sinais significativos de recuperação”.
*Com informações do O Tempo