O varejo brasileiro registrou um crescimento de 16,1% nas vendas durante a Black Friday deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados pela empresa de meios de pagamento Cielo neste sábado (30). A análise abrangeu as vendas realizadas no dia 29 de novembro em relação a 24 de novembro do ano anterior.
O comércio físico se destacou, apresentando um aumento de 17,1%, enquanto as vendas online cresceram 8,9%. Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, afirmou que este ano a Black Friday superou pela primeira vez os níveis do período pré-pandemia: “Este ano a Black Friday superou pela primeira vez o nível do período pré-pandemia e teve faturamento 15,2% maior que em 2019”
“Uma das razões para essa alta foi o pagamento da parcela do 13º e de benefícios como vales exatamente no dia da Black Friday”, acrescentou. “A última vez em que isso havia ocorrido foi justamente em 2019”.
Entre os segmentos que mais se destacaram nas vendas, os supermercados e hipermercados lideraram com uma alta de 26,2%. Seguiram-se drogarias e farmácias com crescimento de 21,7%, vestuário com alta de 18,2% e alimentação com aumento de 17%. O faturamento dos setores de móveis, eletrônicos e departamentos, tradicionalmente impactados pela Black Friday, subiu 7,9%.
Com informações da CNN