QUEIJARIA POTIGUAR
Os queijos produzidos em território potiguar foram destaque, mais uma vez, na Festa do Boi. O evento reuniu os melhores produtores do Estado, inclusive os premiados do último mundial de queijos, ocorrido na França, no mês de setembro. No estande da Fazenda Antônio Vindô, com o orgulho de quem carrega mais de 200 anos de tradição queijeira artesanal, Heráclito Souza recebia os visitantes para degustar o queijo coalho que levou prata na competição mundial. Em Natal, os produtos estão disponíveis no Cantinho Sertanejo e, por encomenda, com Sandra Cunha, da Boutique Sertaneja.
ENCONTRO
Passeando pelo Espaço Sebrae, na Festa do Boi, tive a oportunidade de conversar com a chef e consultora Adriana Lucena. Entusiasta e grande estudiosa dos costumes e tradições alimentares do Rio Grande do Norte, Adriana era só orgulho das últimas conquistas dos produtores de queijo artesanal do nosso Estado. Certeza que se depender do conhecimento e da luta dessa mulher, ainda vem muito mais por aí!
COPA KOAR
Ainda sobre a Festa do Boi, dentro da programação, foi realizada a Copa Koar Nordeste 2023, premiando o criador do melhor café filtrado no coador Koar. O RN foi destaque com dois baristas finalistas: o jovem Matheus Alves, de 21 anos e apenas 10 meses em atividade na área, foi o grande vencedor. O 3º lugar ficou com o argentino – morador de Natal – Carlos Bianconi, da Cafeteria Biankombi.
MÉTODO KOAR
Como o próprio nome sugere, esse é um método de coar café. 100% nordestino, foi criado em Pernambuco no ano de 2017, por um publicitário e um engenheiro, com a ideia de produzir uma bebida com a acidez reduzida e a doçura acentuada. Em formato de cone, o porta-filtro possui 16 sulcos que são como ondas que impedem que o papel entre em contato com a parede do Koar, o que influencia na qualidade do café produzido.
MENU MIPIBU
Tem novidade no horário do almoço do Restaurante Mipibu. A casa passa a oferecer Menu Executivo com entrada, prato principal e sobremesa em um cardápio especial e com preços diferenciados de terça a sexta-feira, das 12h às 15h. Entre as possibilidades de entrada, tem a famosa Carne Cruda, com filé picado na ponta da faca, gema morna, pão italiano e reggiano. Os croquetes de cordeiro e Ceviche também são excelentes opções. Nos pratos principais, várias opções de filé em diferentes preparos, além de frutos do mar e massas. As sobremesas passeiam entre o clássico – com pudim de leite – e a inovação com a Cheesecake de Caju ou a Pavlova Tropical (com creme doce de queijo, calda de acerola, crumble com castanha, sorvete de creme e manga fresca) Salivando só de ler!
FESTIVAL GASTRONÔMICO I
Conhecida como o Caribe do Nordeste, Barra de Cunhaú é palco para a primeira edição do festival gastronômico Sabores de Cunhaú. O evento é dividido em três etapas, em três meses distintos. De hoje (19) até domingo (22), o camarão é o astro principal dos pratos. Já entre os dias 23 e 25 de novembro será a vez da ostra. E entre os dias 14 e 17 de dezembro é a vez do caranguejo. O Festival visa destacar o destino paradisíaco e proporcionar aos visitantes uma experiência gastronômica única, apresentando pratos especiais criados para o evento com ingredientes frescos e locais, destacando a produção de camarão, ostra e caranguejo na região.
FESTIVAL GASTRONÔMICO II
Já pelas bandas do Seridó, Caicó também está em clima de Festival Gastronômico. Na terra famosa pela qualidade dos queijos e da carne de sol, o evento acontece de 22 de outubro a 04 de novembro com participação de grandes nomes do cenário gastronômico potiguar. A primeira etapa (até 02 de novembro) é o Circuito de Restaurantes. Já nos dias 03 e 04, o evento será em praça pública com estrutura de Cozinha Show, palco cultural e stands montados na Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, em frente à Catedral de Sant’Ana.
BAR EM BAR
Essa é para quem gosta de bebericar e petiscar! Realizada pela Abrasel RN, a 17ª edição do Bar em Bar acontece de 26 de outubro a 12 de novembro, com a participação de 46 bares, criando receitas diferentes que serão oferecidas a um preço especial. O tema “Conexões potiguares – A alegria tá na mesa! ”, enaltece o papel social dos bares e busca valorizar botecos que marcaram época, envolvendo história e gastronomia.