DIA DO TOMATE
Digo sem medo de errar que hoje nossa estrela é um dos principais ingredientes da cozinha desde as mais simples as mais sofisticadas receitas. Versátil, ele vai bem em saladas e antepastos, pratos quentes e até na sobremesa. Não duvide!
TOMATE É FRUTA
Embora seja comum associar o tomate à sessão de legumes e verduras, ele na verdade é uma fruta. Isto porque sua composição morfológica é formada por uma baga que nasce do ovário da planta com flor, juntamente com as sementes em seu interior, o que botanicamente o define como fruto.
FOI PARAR NO TRIBUNAL
A suprema Corte dos EUA já precisou estudar sobre o tomate. É que no século 19, existia uma diferença de tributação para frutas e legumes importados das Índias Ocidentais. O tribunal considerou a definição popular e a forma de uso como legume equivalente a batatas, cenouras e outros.
QUAL A DIFERENÇA?
Molho, extrato ou polpa? São tantas opções na prateleira que você fica sem saber como escolher? O molho é feito com o tomate processado e temperado, já pronto para o consumo. A polpa e o extrato não têm adição de temperos, são feitos apenas com tomate processado e sal; a diferença entre esses dois é que o extrato é mais concentrado e pode precisar ser diluído dependendo do uso.
PRA NÃO AZEDAR
Se a sua receita leva tomates frescos, se liga nessa dica para durar mais: tire as sementes, coloque um pouco de sal e deixe numa peneira escorrendo cerca de 15 minutos
TOMATE NO CINEMA
Em 1991, “Tomates Verdes Fritos” chegou às telas. O clássico dos anos 90 conta uma história de amizade que começa quando uma dona de casa infeliz passa a visitar uma idosa em um asilo e começa a ter uma nova perspectiva sobre a vida.
NOVAS EXPERIÊNCIAS
Não tenha medo de arriscar: geleia de tomate com bolo de queijo é um match de sucesso. No mercado também é possível encontrar tomates glaceados e aí é a imaginação quem manda. Na cozinha da chef Ana Lícia Queiroz, eles viraram barrinhas de chocolate branco com manjericão. Inusitado e delicioso!