PECADO CAPITAL
Definida pelo excesso, pela vontade insaciável de comer, a gula está entre os sete vícios listados pela igreja católica como “Pecados capitais” por serem aqueles que dão origem a todos os demais. Que atire a primeira pedra quem nunca caiu na tentação de comer “só mais um pouquinho”, mesmo quando já estava mais que satisfeito!
DIA DA GULA
O 26 de janeiro ganhou o título de ‘Dia da Gula’, mas a simbologia da data é controversa. Se por um lado é vista como um convite a comer com fartura, por outro ele teria sido criado como um alerta sobre os males que o consumo exagerado de alimentos pode causar à saúde.
RÉ CONFESSA
A pessoa que assina uma coluna cujo o nome já é um convite aos prazeres da mesa, conseguiria escapar fácil do pecado da gula? Os excessos não fazem parte da minha rotina, não são uma constante. Mas, vez por outra, a gente enfia o pé na jaca, sim!
FALANDO NISSO…
Lembrei agora de uma história antiga. Sou de família grande e houve um tempo que estávamos sempre reunidos para os almoços de final de semana. Certa vez, uma amiga de longa data estava com a gente em um dia de muita fartura. Soube que quando chegou em casa comentou: “Mãe, eles comem muito. Estou cheia só de olhar”.
FALANDO NISSO… II
Ainda naquele tempo, quando a fala foi revelada, eu só consegui ter uma crise de riso com o filme passando na cabeça: eram travessas e travessas de um camarão cremoso saindo do forno e, rapidamente, sendo devorado. Na sequência, cocada para sobremesa. Depois da louça recolhida, não demorou muito para alguém dizer: “Quem vai um cafezin?”. É claro que ele não veio sozinho. Para acompanhar, bolacha e bolo!
NAS REDES
Se essa conversa toda abriu o apetite do glutão que habita em você, é hora de providenciar os comes e bebes. Os mais práticos e imediatistas vão abrir o aplicativo de entregas. Para quem gosta de pôr a mão na massa, sugiro uma passadinha no nosso perfil no Instagram @vamucume. Lá tem muitas receitas – de petiscos e entradas a sobremesas incríveis, tudo explicado em detalhes para facilitar a vida até de quem não tem muita prática na cozinha.
FOOD & JAZZ
A combinação de gastronomia e boa música promete uma sinfonia de sabores e notas vibrantes no circuito que vai movimentar Mossoró, Caicó e Natal nos próximos meses. O evento está em fase de inscrição dos estabelecimentos interessados e o público já pode entrar no clima pelo insta @foodjazzbrasil
SAVE THE DATE
O Circuito Food & Jazz 2024 faz homenagem às raízes da culinária brasileira, inspirada no legado de Luís da Câmara Cascudo. Mossoró será a primeira cidade a receber o evento(29 de fevereiro a 9 de março), que depois segue para Caicó (21 a 30 de março) e finaliza em Natal (11 a 20 de abril).