TEMPO DE REUNIR
A poucos dias para o Natal, muitas famílias vivem a expectativa da celebração que costuma acontecer em torno de uma mesa farta. Entre as novidades que surgem e fazem sucesso a cada ano, existe também muita tradição e ainda os clássicos, que nem sempre são unanimidade, como as passas.
GUERRA DAS PASSAS
Esse assunto é recorrente a cada ano: uns amam, outros odeiam e o fato é que as passas não passam despercebidas. Eu sou do time que defende bom senso e equilíbrio. Um pouco de passas no arroz ou no salpicão, tudo bem. Vejo como um problema quando as passas aparecem em tudo: arroz, salpicão, maionese, farofa… aí, é como dizem: tudo demais é muito!
PERU DE NATAL
Tradicionalmente, ele é a grande estrela da ceia, mas ainda é muito comum ouvir “não gosto de peru porque a carne é muito seca”. Na verdade, o modo de preparo é o que vai fazer toda diferença e deixo aqui algumas dicas que também podem ser aplicadas a outras aves festivas. Após tirar os miúdos, inserir uma cebola ou maça, ajuda a manter a umidade. Também é interessante passar manteiga por baixo da pele.
PULO DO GATO
De tudo que eu possa dizer sobre as aves natalinas, aqui está o ponto principal: tempo e temperatura! Ligue o forno em temperatura máxima por 10 minutos. Coloque a ave para assar por 10 minutos no forno. Passado esse tempo, cubra com papel alumínio e asse conforme as instruções do fabricante. Quando estiver pronto, não deixe o assado dentro do forno!
OUTRAS DICAS
Ainda não sabe o que fazer, o que servir ou levar para a ceia? De hoje até domingo, o perfil @vamucume vai estar recheado de sugestões desde a entrada até a sobremesa. Passa lá!
PARA BRINDAR
Para acompanhar as delícias natalinas, buscamos dicas especiais de bebidas para esse momento especial e a sommelier Simone Farret caprichou. Para curtir comidinhas leves, ela sugere espumantes e vinhos leves, especialmente os brancos e rosés. “Os espumantes são perfeitos para recepcionar as pessoas e antes das comidas pois a acidez mais elevada “limpa a boca” para aproveitar os sabores das comidas”, destaca a sommelier que comanda com maestria a Adega Farret.
HARMONIZANDO
Se você ainda tem dúvidas na hora de escolher o vinho ideal, Simone acrescenta: “Os brancos combinam muito bem com queijos e aperitivos leves, além de peixes. Os rosés são super versáteis e acompanham bem peixes como salmão, frutos do mar e carnes de peru e de porco, as mais comuns nas festividades natalinas. Se ainda está inseguro na escolha, confere o perfil no instagram @adegafarret ou vai até a loja física que funciona no HC Plaza, em Lagoa Nova, para um atendimento especializado.
TEMPO DE REFLETIR
Em meio à celebração, boa comida e presentes, não podemos deixar de lado o que é o verdadeiro espírito natalino, baseado nos ensinamentos do Cristo, de amor e caridade. Lembremos que o menino Jesus nasceu sem qualquer luxo, em uma manjedoura.
NATAL NAS RUAS
Pelo segundo ano, a servidora pública Ilane Virgílio toma a frente da iniciativa que leva alimento à população em situação de rua, na noite de Natal. Para ela, essa é uma forma de celebrar “como o aniversariante nos ensinou: compartilhando o pão. Então, na noite do dia 24, rodaremos as ruas distribuindo refeições e kits de higiene”.
NATAL NAS RUAS II
A ação se viabiliza através de doações voluntárias que podem ser de produtos que serão utilizados na preparação das refeições ou via pix (chave: ilanevirgilio@gmail.com). Quem optar pela doação de insumos, o ideal é entrar em contato para saber a necessidade do momento e combinar a entrega. No caso das doações financeiras, qualquer valor é bem-vindo! Para informações está disponível o whatsapp (84) 9.8833-8833