O ministro da Justiça Ricardo Lewandowski chegou ao RN por volta das 9h30 deste domingo (17), para acompanhar a operação de recaptura de dois fugitivos da Penitenciária Federal de segurança máxima em Mossoró. Ao desembarcar, foi recepcionado pela governadora Fátima Bezerra, o secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Francisco Araújo e o secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, que está no RN desde quarta-feira (14).
“Viemos fazer um apanhado geral da situação, especialmente, vim agradecer a colaboração das autoridades locais e dos estados vizinhos e elogiar o entrosamento das equipes, dos esforços feitos até o momento. O Brasil está unido e estamos aqui, conversando com todo mundo. Com certeza, vamos superar em breve esta situação adversa. Já temos medidas que devemos tomar a curto, médio e longo prazo”, afirmou o ministro, em rápida coletiva.
Ricardo Lewandowski falou ainda que sua presença no RN é para mostrar que “o Governo Federal está aqui, para resolvermos esse problema que, tenho que dizer, não afeta em hipótese alguma, a segurança das cinco unidades federais. Isso é um problema localizado e que será superado em breve com a colaboração de todos”.
A governadora destacou a importância da presença do ministro no RN. “Maior autoridade na área, vir aqui, in loco, ver de perto as ações em curso e o foco sobre a recaptura dos fugitivos. Desde quarta, quando tomamos conhecimento da fuga, disponibilizamos nossas forças de segurança e isso não é nenhum favor, mas o nosso dever”.
Força-tarefa
A operação é realizada por uma grande força-tarefa formada pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar do Rio Grande do Norte e as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), que congregam as policiais federais e estaduais nas ações de repressão da criminalidade organizada.

