Por Carol Ribeiro
Nas redes sociais, o senador Styvenson Valentim (PSDB) apresenta usina de asfalto construída em Cruzeta, cidade a 230 quilômetros de Natal, no Seridó Potiguar, como sua, e como a solução para a infraestrutura asfáltica no interior. “Eu dei o asfalto, a gente asfaltou”, afirma. Em vídeo no Instagram, o asfalto produzido pela usina com recursos de emendas do seu mandato, é seu. O parlamentar exibe um vídeo com o então prefeito de Carnaúba dos Dantas, cidade que fica vizinha à Cruzeta e recebeu asfalto produzido pela usina, Gilson Dantas, em comício afirmando que o asfalto foi um presente dado pelo senador.
Entretanto, o presente do senador custou aos cofres públicos R$ 1.843.800,00 e, em um ano de funcionamento, só trabalhou por 90 dias e produziu pouco mais de 2 km de asfalto, distância que pode ser percorrida por um pedestre em caminhada em cerca de 20 minutos. Destes, 800 metros na cidade de Cruzeta, para inaugurar a usina. Outros 1.680 metros foram para o município de Carnaúba dos Dantas, cujo prefeito aparece na peça de marketing do Instagram do senador em agradecimento emocionado.
De acordo com o Portal da Transparência do município de Cruzeta, que detém a cessão de uso da indústria, a aquisição da usina custou R$ 1.727.300,00 e mais R$ 116.500,00 foram para construção e equipagem. A compra foi realizada à empresa Teresa Colombo Equipamentos Rodoviários LTDA.
O trecho de Carnaúba dos Dantas, o maior, apesar de não chegar nem a dois quilômetros, teve, ainda, o custo de cerca de R$ 600 mil de emulsão asfáltica, licitação e outras despesas, já que, mesmo com a usina, as prefeituras arcam com os custos dos insumos para a aplicação do asfalto.
Segundo o senador, no vídeo do Instagram, esse valor veio de emenda parlamentar.
De acordo com o prefeito de Cruzeta, Joaquim de Medeiros, em conversa com o Diário do RN, a usina não está funcionando porque precisa de adequações que foram exigidas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). “São os galpões, por exemplo, para guardar os equipamentos, um depósito para escoamento de um possível vazamento de óleo, num total de cinco alterações”, afirmou Medeirinho.
Em ata do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região Seridó (CIM Seridó), relatada em janeiro deste ano, após reunião, a paralisação da usina é assunto citado e com responsabilidade atribuída ao município de Cruzeta. “Outro desafio de grande relevância para o Consórcio será a estruturação voltada ao Licenciamento Ambiental via consórcio, assim como a usina de asfalto, que está contando com o apoio do Município de Cruzeta para realizar as adequações exigidas pelo Idema”, afirma o documento.
Segundo o presidente do Consórcio, Ivanildinho, prefeito de Timbaúba dos Batistas, as adequações estão dependendo de recursos. Ao Diário do RN, o presidente do CIM Seridó informou que se reuniu com Styvenson Valentim e aguarda novas emendas para fazer a usina finalmente funcionar.
De acordo com o prefeito de Cruzeta, o valor necessário para a finalidade é de R$ 250 mil reais. Ele afirma acreditar que “no mais tardar” em 60 dias, a usina possa realmente produzir asfalto.
Insumos
Além do valor que já foi utilizado para a construção da usina e do recurso que ainda é necessário para que ela possa funcionar, a solução para a infraestrutura do interior do Estado, prometida por Styvenson com a usina, esbarra, ainda, na falta de condições financeiras dos municípios para a viabilização do asfalto para as cidades, já que deverão ter os valores para arcar com os custos de insumos e empresas de aplicação de asfalto.
“Os municípios em si estão dependendo de emenda parlamentar para poder comprar os insumos e colocar ela para funcionar”, acrescenta Ivanildinho.