Com o projeto “Cinema: a arte de contar histórias”, a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN) foi contemplada em 2024 com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) de Caicó, vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/Caicó).
A proposta foi elaborada pelas unidades Case Caicó e Casep Seridó, com o objetivo de desenvolver a ação socioeducativa por meio do audiovisual, utilizando longas e curtas-metragens. A intenção é estimular a reflexão, a empatia, o pensamento crítico e a expressão criativa, contribuindo para a construção de um ambiente solidário e transformador que promova o desenvolvimento sociocultural dos participantes.
As unidades foram contempladas com diversos recursos para a execução da iniciativa, como notebooks, projetores, caixas de som, câmeras fotográficas, além de livros e materiais de papelaria. O projeto, iniciado em setembro, terá duração de um ano, com atividades realizadas a cada 15 dias, incluindo criação de roteiros, elaboração de desenhos, contação de histórias e exibição de filmes nacionais com discussões, como Capitães da Areia, Escritores da Liberdade e O Auto da Compadecida.
“É importante destacar o empenho e a dedicação dos adolescentes ao longo de todo o projeto. Esta iniciativa oferece uma valiosa oportunidade para que eles desenvolvam habilidades, reduzam o estresse e aumentem sua autoestima. Eles participam integralmente das atividades, desde a seleção de filmes até a produção de conteúdo e reflexões posteriores,” conta a servidora e assistente social Francyely Moura.