O poder da música é tema de muitos estudos, mas em alguns casos os fatos mostram que ela também pode servir como impulsionadora de boas ações. A música ‘Pés Cansados’, gravada por Sandy em 2010, inspirou Dani Macêdo, 48, a criar em janeiro de 2021 um projeto com o mesmo título da música, para arrecadar chinelos para doar às crianças, jovens, adultos e idosos.
“É assim que nossos irmãos andarilhos se sentem sem ter o que calçar, com os pés cansados. Eu via a necessidade de doação de chinelos e o foco dos projetos que estão doando amor nas ruas é alimentação e banho. Resolvi ser a pessoa que arrecada os chinelos e os distribui aos projetos”.
Desde sua fundação, o projeto Pés Cansados arrecadou mais de 1500 pares de calçados, além de 21 projetos sociais atendidos, 1 lar psiquiátrico contemplado, 8 lares permanentes são atendidos, 1 instituto e 1 comunidade rural que também receberam os chinelos. São projetos e lares carentes de crianças, adultos e idosos, além de pessoas em situação de vulnerabilidade social, até mesmo com crianças retiradas de suas casas em função de maus-tratos, chegando até doar mais de 200 calçados em uma dessas ações com outros projetos.
No começo do projeto, Dani recebia calçados usados, mas isso a fez questionar seus próprios ideais e impulsionou um olhar mais sensível para as ações na ONG: “Eu não tinha coragem de doar para alguém, porque se não estava em condição para que eu usasse, imagine as pessoas que estavam nas ruas. Eu vi que realmente o projeto teria que ser doação de pares novos e aí foi quando eu comecei a só receber doação de chinelos novos”.
Dani sozinha administra o projeto e as redes sociais, contando sempre com o apoio dos seguidores que engajam o perfil @pes_cansados_rn. Ela também entra em contato com os seguidores e com os projetos para doar os chinelos. Dentre tantas funções que executa no projeto Pés Cansados, Dani Macêdo reflete sobre tudo que vivencia desde então: “Me sinto desafiada, mas muito realizada. Eu ganho mais amor do que doo”.
Dani afirma que mantém sempre o contato com os seguidores e muitos se mantêm como uma rede de doadores fiéis, que mensalmente contribuem com valores ou até mesmo doando chinelos novos.
Atualmente, um dos projetos contemplados com a iniciativa do Pés Calçados, é o Balé da Ralé, sugestão de uma das seguidoras do projeto. Por meio desse contato, ela soube que muitas crianças da comunidade estavam descalças e entrou em contato com a coordenadora do balé para pegar os números de alguns calçados. Segundo ela, a transparência é um dos pilares do projeto, por isso, Dani sempre mostra notas fiscais e dialoga com quem faz as doações que também podem ser feitas através do pix por meio do e-mail: pescansadosrn@gmail.com