A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), divulgou o resultado final do programa “Pilotos do Semiárido: Asas para Todos”, que selecionou 20 candidatos para o curso gratuito de formação de pilotos civis. O curso é o primeiro oferecido por uma instituição pública no Brasil, com foco na democratização da aviação.
A ANAC é o órgão responsável pela regulação e fiscalização do setor de aviação civil no Brasil, garantindo a segurança e o desenvolvimento da aviação no país.
Os aprovados, 10 homens e 10 mulheres, agora precisam passar por exames médicos para obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA). O programa visa diversificar o setor e inclui candidatos de várias regiões do Brasil, com destaque para o Nordeste e Sudeste. O curso será realizado no Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC), com início previsto para o primeiro semestre de 2025.
O processo seletivo, que começou com 458 candidatos, teve como objetivo ampliar o acesso à aviação civil, uma área tradicionalmente marcada por altos custos e exclusão de públicos diversos.