O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, conquistou uma vitória decisiva nas primárias republicanas da Carolina do Sul, derrotando sua adversária Nikki Haley, ex-governadora do estado por duas vezes.
A vantagem de Trump foi significativa, com uma diferença de cerca de 20 pontos percentuais, consolidando sua liderança na disputa pela nomeação como candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA, conforme informações do G1. As eleições estão agendadas para novembro deste ano.
Após a divulgação do resultado, Nikki Haley declarou sua determinação em continuar na disputa: “Sou uma mulher de palavra. Não vou desistir desta luta quando a maioria dos americanos desaprova Donald Trump e Joe Biden”. Embora a Carolina do Sul fosse considerada a melhor chance de Haley desde o início das primárias, as pesquisas indicavam sua derrota para Trump.
Já no campo democrata, o presidente Joe Biden também enfrenta a necessidade de participar das primárias, embora sua indicação seja amplamente esperada.
Primárias
Até o momento, Trump emergiu vitorioso em todas as primárias anteriores (Iowa, New Hampshire, Nevada e Ilhas Virgens Britânicas), acumulando 63 delegados.
Com a vitória na Carolina do Sul, onde conquistou mais 44 delegados, o ex-presidente soma agora um total de 107 delegados, em comparação com os 17 de Nikki Haley, conforme dados preliminares divulgados pelo jornal “The New York Times”.
“O resultado foi mais cedo do que prevíamos e maior do que prevíamos”, comentou Trump após a divulgação dos resultados. “Nunca vi o partido Republicano tão unido como agora.”
A próxima primária está agendada para terça-feira (27), em Michigan, seguida pela chamada Super Terça, em 5 de março, quando 15 estados realizarão suas votações.