Trump minimiza importância de cessar-fogo após reunião sem acordo com Putin: ‘Muitas vezes não se sustenta’
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou como “ótimo” e “bem-sucedido” o encontro que teve com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na sexta-feira (15). Contudo, o encontro não resultou em um acordo de cessar-fogo, como Trump esperava. Em uma postagem no Truth Social, ele diminuiu a importância de um cessar-fogo, destacando que tais acordos “muitas vezes não se sustentam” e reforçou que agora seu foco é buscar um acordo de paz definitivo.
Trump afirmou que tanto a reunião com Putin quanto as conversas com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus, incluindo o secretário-geral da OTAN, foram bem-sucedidas. Segundo ele, todos concordaram que a melhor solução para encerrar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia seria um acordo de paz, e não apenas um cessar-fogo temporário. “A melhor maneira de terminar a terrível guerra é chegar a um acordo de paz”, afirmou Trump.
Além disso, Trump confirmou uma reunião bilateral com Zelensky marcada para segunda-feira (18), na Casa Branca, para discutir os próximos passos na tentativa de pôr fim à guerra, especialmente após a falta de acordo entre ele e Putin. Zelensky também indicou que considera a proposta de Trump para uma reunião trilateral entre Ucrânia, EUA e Rússia, destacando que questões-chave podem ser abordadas diretamente entre os líderes.
Na sexta-feira, após seu encontro com Putin, Trump fez uma ligação para Zelensky e outros sete líderes da OTAN, incluindo o chanceler da Alemanha, o primeiro-ministro do Reino Unido, e o presidente da França. Trump informou que, durante essa conversa, “muitos pontos foram acordados” e que “restam apenas alguns poucos”, mas reconheceu que o processo ainda não havia chegado a um desfecho definitivo.
A reunião de sexta-feira entre Trump e Putin, que durou três horas, aconteceu no Alasca, sendo a primeira cúpula EUA-Rússia desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. Durante o encontro, ambos os líderes trocaram elogios e reconheceram a importância de se chegar a uma solução para o conflito. Putin, por sua vez, destacou a necessidade de que as preocupações da Rússia sejam consideradas nas negociações e reforçou a importância de garantir a segurança da Ucrânia.
Após o encontro, Putin convidou Trump para uma próxima reunião em Moscou, dizendo: “Da próxima vez, em Moscou”.
*Com informações de G1