O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (9) que o Brasil será incluído na mais recente rodada de aumento de tarifas sobre produtos importados. Segundo o republicano, a notificação com os novos percentuais deve ser enviada ainda hoje ou na manhã de quinta-feira (10).
“O Brasil, por exemplo, não tem sido bom conosco, nada bom”, disse Trump a repórteres durante um evento com líderes da África Ocidental na Casa Branca. “Vamos divulgar um número referente ao Brasil, acho que ainda esta tarde ou amanhã de manhã.”
A justificativa para os aumentos, segundo Trump, tem como base “fatos muito, muito substanciais” e um “histórico anterior” nas relações comerciais com os países notificados.
As novas taxas entram em vigor a partir de 1º de agosto.
Ofensiva comercial atinge mais de 20 países
As tarifas contra o Brasil fazem parte da segunda leva de notificações enviadas pelo governo norte-americano. Países como Argélia, Filipinas e Iraque também foram incluídos nesta etapa.
Na segunda-feira (7), outras 14 nações já haviam sido comunicadas. No total, 21 países já foram alvo de sobretaxas que variam entre 20% e 40%. A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que “cartas adicionais continuarão sendo enviadas nos próximos dias”.
Lista de países e tarifas já anunciadas:
- Laos e Myanmar: 40%
- Camboja e Tailândia: 36%
- Bangladesh e Sérvia: 35%
- Indonésia: 32%
- África do Sul, Argélia, Bósnia e Herzegovina, Iraque, Líbia e Sri Lanka: 30%
- Brunei, Cazaquistão, Coreia do Sul, Japão, Malásia, Moldávia e Tunísia: 25%
- Filipinas: 20%
*Com informações Agora RN

