O ABC volta a campo neste domingo (24), em duelo contra o Retrô, na Arena Pernambuco, pela 18ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A situação do alvinegro potiguar é delicada: ocupando a 18ª colocação com apenas 17 pontos em 17 jogos, o time precisa vencer em Recife e depois o Itabaiana na última rodada para escapar do rebaixamento.
A missão de salvar o clube é do auxiliar-técnico Jonidey Tostão, profissional antigo no ABC, que assumiu o time após a saída de Rodrigo Santana, e que garante estar pronto para os dois grandes desafios. “Aceitei o convite porque acho que estou preparado, estou na casa há muito tempo, comecei na escolinha e cheguei até o profissional, e conheço o elenco e acho que o convite da diretoria foi justamente por isso, pelo tempo e por conhecer o plantel e por conhecer meu trabalho também”, revelou.
A fórmula para melhorar o rendimento do time é simples. Tostão vai dar nova oportunidade aos que não vinham jogando. “O que procurei fazer nos treinamentos foi resgatar os jogadores que em outros momentos deram resultado e não estavam atuando, ser um time sólido na defesa e conseguir fazer um bom jogo no setor ofensivo”, explicou Tostão que adiantou a volta do garoto Randerson no meio-campo.
Outra novidade no time é a convocação do atacante kauã, da equipe Sub-20. “Conheço a nossa base, temos garotos de qualidade e posso adiantar que Kauã será relacionado”, finalizou o treinador. Com 78,8% de risco de queda para a Série D, o clube terá que quebrar dois tabus. O primeiro é vencer duas partidas consecutivas, algo que não acontece desde agosto de 2022, quando superou Figueirense e Paysandu no quadrangular final que garantiu o acesso à Série B. O segundo é superar o drama da má campanha em casa e buscar forças fora de seus domínios para sonhar com a permanência.