O que era pra ser um jogo festivo de estreia da Copa do Nordeste começou com uma briga violenta das torcidas do Sport e ABC, no último sábado, pelas ruas do Recife. Em menor número, imagens fortes nas redes sociais mostram os alvinegros sendo espancados pelos rubro-negros. Segundo a Polícia Militar de Pernambuco, apenas três torcedores foram presos e dois socorridos ao hospital da Restauração.
Vídeos divulgados mostram o momento em que as torcidas organizadas se encontram próximo ao Terminal Integrado de Joana Bezerra, na área central da cidade. Cenas de violência retratam torcedores do ABC estirados no chão, sendo agredidos com vários chutes e pedradas, inclusive com um deles desacordado. Pelo menos dois carros tiveram os vidros quebrados e lataria danificados.
A falta de prevenção e segurança da torcida visitante ficou visível quando a PMPE decidiu escoltar a torcida alvinegra até a sede do Naútico. O grande número de torcedores em frente aos Aflitos intimidou os moradores e sócios que usavam as dependências do clube. Somente por volta das 15h30, os torcedores foram retirados. Até ontem, os nomes e o estado de saúde das vítimas não haviam sido divulgados. A secretaria de Defesa Social de Pernambuco disse apenas que está apurando os responsáveis pela violência.
DERROTA
Dentro de campo, a situação alvinegra também foi negativa. Depois de um primeiro tempo equilibrado, o ABC cometeu falhas grotescas de marcação na etapa final, possibilitando que o Sport marcasse dois gols. Edinho e Sabino marcaram os gols do rubro-negro na Ilha do Retiro. Agora o Mais Querido troca a chave da Copa do Nordeste para o Campeonato Estadual, quando enfrentará o Potiguar de Mossoró, na próxima quinta-feira, no Frasqueirão.