O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos), pretende definir até o fim deste ano quem receberá seu apoio na disputa municipal de 2024. Impossibilitado de concorrer à reeleição, o prefeito quer escolher seu sucessor com um ano de antecedência para dar tempo de o nome ir ganhando aceitação.
“Com certeza a gente vai ter um candidato. Vou decidir no segundo semestre, para não ficar muito perto da eleição e para a gente começar a trabalhar”, afirma o prefeito, em entrevista ao PORTAL DA 98 FM.


Perguntado sobre os nomes que vêm sendo ventilados como pré-candidatos, Taveira só descarta um: o do secretário-chefe do Gabinete Civil, Homero Grec Cruz Sá. O prefeito afirma que o auxiliar não será candidato a prefeito com seu apoio e que deve atuar como um “bom coordenador de campanha”.



“Homero pode tirar da lista. Não é candidato. Quem está dizendo é Rosano Taveira da Cunha. Ele é um bom coordenador de campanha. Mas não é candidato. Giovani Júnior (secretário de Planejamento e Finanças) não é candidato. A gente não tem secretário candidato a prefeito”, diz.
Sobre os demais nomes cogitados, Taveira não descartou nenhum: a atual vice-prefeita Kátia Pires (União Brasil); o presidente da Câmara Municipal, Wolney França (PSC); os vereadores Irani Guedes (Republicanos) e Vavá Azevedo (PP); e o apresentador Salatiel de Souza. O atual prefeito disse ter conversado com alguns deles e recomendado que eles busquem viabilizar seus nomes.
“Já conversei com alguns pretensos candidatos. Eu disse: viabilize a candidatura. Quem sou eu para dizer que o candidato é Chico ou Antônio? Quem tem que dizer é a população. Agora, aquele que achar que o prefeito Taveira tem condições de ajudar, em 2023, no segundo semestre, com certeza a gente vai ter um candidato”, destaca.
O PORTAL DA 98 FM perguntou ao prefeito sobre que características ele vai levar em conta para decidir o candidato. Ele respondeu: “Não precisa ter voto não, porque vai trabalhar. Primeira coisa é lealdade. Isso eu vou olhar, você não tenha dúvida. A política tem muita traição. Eu observo lealdade. E o perfil do candidato. O passado dele em Parnamirim. Hoje não é só candidato. Com as redes sociais, precisa ter muito cuidado. Essas duas coisas. E seguir comigo”.
Durante a entrevista, o prefeito falou também sobre a eleição do filho Taveira Júnior (União Brasil) como deputado estadual, comentou a relação com a governadora Fátima Bezerra (PT) e apresentou suas expectativas sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – que, das 167 cidades potiguares, só teve menos votos que Jair Bolsonaro (PL) em Parnamirim.
Veja:
PORTAL DA 98 FM: Como está seu relacionamento com a governadora e qual a importância da eleição de Taveira Júnior para Parnamirim?
TAVEIRA: Eu estou aqui há 6 anos. Me dou muito bem com a professora Fátima. Mas os investimentos do Estado aqui são praticamente zero. Aqui não tem uma obra do Estado. Inclusive, o Estado nos deve mais de R$ 10 milhões de basicamente saúde – UPA e a parte de medicamentos. Eu faço investimento com dinheiro do município, mas faz falta em outras coisas. A gente não tinha uma pessoa lá dentro, na Assembleia Legislativa, que representasse nosso município. A gente passou muito tempo órfão. Agora, a gente tem um deputado para cobrar, ir comigo junto.
PORTAL DA 98 FM: Com Taveira Júnior deputado, Parnamirim e o Governo do Estado terão parcerias?
TAVEIRA: A gente já teve algumas conversas com a governadora. Eu não faço questão de fazer parceria. Eu sei as condições do Estado. Se eu estou aqui como gestor, a governadora deve ser republicana. E eu estou aqui pronto para fazer parceria administrativa. Política, não. Mas parceria administrativa é comigo mesmo.
PORTAL DA 98 FM: O deputado eleito fará parte da base da governadora?
TAVEIRA: Não sei. Quem tem que falar é ele. O deputado é ele.
PORTAL DA 98 FM: Mas o pai dará conselhos.
TAVEIRA: Sim. Não é à toa que eu estou lendo o Regimento Interno da Assembleia para dar umas orientações, como mais velho. Não quer dizer que eu seja mais experiente, até porque ele tem um carisma que eu não tenho e é mais político.
PORTAL DA 98 FM: O que o senhor espera da atuação dele?
TAVEIRA: Acredito que o que for bom para o Estado eu tenho certeza que ele vai saber
Tiago Rebolo
Da Redação da 98 FM