A Associação de Críticos de Santiago premiou Tânia Maria, a Dona Sebastiana de “O Agente Secreto”, como melhor atriz coadjuvante.
No filme, Tânia Maria interpreta Sebastiana, mulher que comanda um espaço conhecido como “exílio”, que abriga quem precisa se esconder da ditadura. O filme também foi premiado com melhor roteiro e melhor ator para Wagner Moura.
A artesã vive no povoado Cobra, situado no interior do estado. Sua estreia como atriz ocorreu aos 72 anos, integrando o grupo de figurantes do filme “Bacurau”, que também teve a direção de Kleber Mendonça Filho.
Para encarnar a personagem, Tânia demonstrou grande dedicação e uma memória notável, necessárias para memorizar os textos de quatro apostilas. Esse processo exigiu tempo de estudo e foco, mas foi especialmente facilitado pela sua surpreendente espontaneidade e capacidade de improviso.
Segundo a filha, Shirley Azevedo, “Ela não precisa de papel. O papel já é dela. Ela é criativa. Ela é o que encaixa diretamente no que as pessoas querem.”

