O Rio Grande do Norte ganhou projeção internacional ao ter três iniciativas de turismo sustentável destacadas no Catálogo de Experiências Turísticas – Edição Especial COP30, apresentado pelo Ministério do Turismo (MTur) na conferência climática em Belém (PA).
As experiências potiguares, todas desenvolvidas com apoio do Sebrae/RN, foram selecionadas por valorizarem a cultura local, o fortalecimento comunitário e a sustentabilidade ambiental.
Os Destaques do RN:
- Seridó Geoparque Mundial da Unesco: Apresenta o semiárido como um destino de ciência a céu aberto, oferecendo imersão nas paisagens, geossítios e cultura local, com foco em preservação e desenvolvimento regional.
- Rota das Ostras (Tibau do Sul): Um modelo de turismo de base comunitária onde os visitantes navegam com os produtores locais para aprender sobre o manejo e degustar ostras frescas, fortalecendo a renda local e preservando o mangue.
- Sibaúma e Território Indígena Potiguara Katu: Roteiro de intercâmbio cultural que conecta a história quilombola de Sibaúma com as tradições do povo indígena Potiguara Katu, incluindo apresentações culturais como o Coco de Zambê.
A inclusão desses projetos ressalta o papel do Rio Grande do Norte como líder em modelos de turismo autêntico e responsável no Brasil.
*Com informações de Tribuna do Norte

